Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

IDEIA – Educação em Ciências

IDEIA – EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (IDEIA)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

luiz.neto@ufsm.br +55 (55) 3220-8197 Prédio:16 Sala:3360 – Centro de Educação

Publicações

Livros (Books) 

Políticas públicas educacionais: teorias e práticas contemporâneas
Organização: Micheli Bordoli Amestoy e Luiz
Caldeira Brant de Tolentino-Neto
Arco Editores, 2024

Conheça e baixe o livro, gratuitamente, aqui.

Os interesses dos jovens gaúchos em Ciência e Tecnologia: Projeto ROSES-RS 2022
Organizador Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto
Editora FACOS-UFSM, 2023
Conheça e baixe o livro, gratuitamente, aqui.

Avaliações externas na educação básica: contextos, políticas e desafios
Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto e Micheli Bordoli Amestoy
Editora Cortez, 2023
Conheça o livro aqui

Ebook com desconto
Impresso com desconto (luiz.neto@ufsm.br)

Entendendo as Necessidades da Escola do Século XXI a Partir do Movimento STEM.
Diversos autores
Even3 Publicações, 2021
Baixe grátis

Understanding school needs in the 21st century based on the STEM Movement
English version

 Recursos educacionais de projetos de extensão (Open educational resources

Professora e professor, conheça nossas redes sociais!

Preencha esse formulário de cadastro e receba as novidades do Toda Cidade Ensina!
Baixe o material, conte pra gente o que achou, como usou com sua turma e ganhe uma versão impressa! todacidadeensina@gmail.com

https://www.instagram.com/todacidadeensina/

https://www.tiktok.com/@todacidadeensina

Livros (Books)


– AMESTOY, M. B., TOLENTINO NETO, L.C.B. Políticas públicas educacionais: teorias e práticas contemporâneas. 1. ed. Santa Maria, Arco Editores, 2024.

– TOLENTINO NETO, L.C.B.; AMESTOY, M. B. . Avaliações externas na educação básica: contextos, políticas e desafios. 1. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2023. v. 1. 264p .

– TOLENTINO-NETO. L.C.B. Os interesses dos jovens gaúchos em Ciência e Tecnologia: projeto ROSES – RS 2022. Santa Maria, RS: FACOS-UFSM, 2023. 169p. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/29603.

Toda Cidade Ensina: o que o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia/UFSM tem a ensinar sobre especiação e extinção? Keiciane Canabarro Drehmer-Marques; Camilo Silva Costa; Jessica Paola Morales Oviedo da Luz; Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto e Stella Maris Martins Kraetzig. 2022. 27p. Selo editorial: Série Extensão. Editora da PRE UFSM. ISBN 978-65-87668-39-0

Toda Cidade Ensina: o que o Mantenedouro de Fauna São Braz tem a ensinar sobre extinções causadas por ações humanas e seus efeitos? Keiciane Canabarro Drehmer-Marques; Camilo Silva Costa; Jessica Paola Morales Oviedo da Luz; Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto e Stella Maris Martins Kraetzig. 2022. 24p. Selo editorial: Série Extensão. Editora da PRE UFSM. ISBN 978-65-87668-39-0

Toda Cidade Ensina: o que o Jardim Botânico da UFSM tem a ensinar sobre nutrição vegetal e adaptações das plantas? Keiciane Canabarro Drehmer-Marques; Camilo Silva Costa; Jessica Paola Morales Oviedo da Luz; Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto e Stella Maris Martins Kraetzig. 2022. 28p. Selo editorial: Série Extensão. Editora da PRE UFSM. ISBN 978-65-87668-39-0

– Comida, diversão e arte! Propostas pedagógicas sobre a educação nutricional e seletividade alimentar.  Luísa Moreira Favretto; Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto; Micheli Bordoli Amestoy. 2022. 43p. Selo editorial: Série Extensão. Editora da PRE UFSM. ISBN 978-65-87668-45-1

– Entendendo as Necessidades da Escola do Século XXI a Partir do Movimento STEM. Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant de; Ocampo, Daniel Morin; Dávila, Eliziane da Silva ; Lopes, Andressa Freitas ; Melo, Graciele Carvalho de ; Medeiros, Juliana Guarize ; Lopes, Wesllen Martins ; Martins, Patrícia Aguirre . – 1. ed. – Recife: Even3 Publicações, 2021. DOI 10.29327/542221. ISBN 978-65-5941-368-3

AMESTOY, M. B.; FOLMER, I. (Org.) ; MACHADO, G. E. (Org.) . BNCC EM CENÁRIOS ATUAIS: CURRÍCULO, ENSINO E A FORMAÇÃO DOCENTE. 1. ed. Santa Maria: Arco Editores, 2021. v. 1. 225p . DOI 10.48209/978-65-00-15431-3. ISBN 978-65-00-15431-3

DREHMER, K.C. ; SANTOS, L. S. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Formação continuada para professores de biologia :avanços e desafios de um curso EAD (Série Cadernos de Extensão – Educação). 2. ed. Santa Maria, RS: Editora PRE UFSM, 2017. v. 1. 84p. ISBN: 978-85-67104-32-4
https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/12224/educac%cc%a7a%cc%83o%203.pdf?sequence=1&isAllowed=y

PAGAN, A. A. (Org.) ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. (Org.) . Desempenho Escolar Inclusivo. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2015. v. 1. 222p . ISBN: 978-85-444-0509-3
Comprar livro: Desempenho Escolar Inclusivo: escreva para lcaldeira@gmail.com

– POSSEBON, Natália Borba. O que me [auto] transforma pedagoga? Um caminho a partir de vivências em um grupo de pesquisa. 1.ed. Curitiba, PR. CRV, 2015. v.1. 69p. ISBN:978-85-444-0510-9
Comprar livro: O que me (auto) transforma pedagoga?: escreva para lcaldeira@gmail.com

Formação de professores no ensino de ciências / organizadores: Vantoir Roberto Brancher, Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher. – Santo Ângelo : Metrics, 2021. 383 p. ISBN 978-65-89700-32-6
DOI 10.46550/978-65-89700-32-6 – DOWNLOAD GRATUITO

Práticas e metodologias no ensino de ciências / organizadores: Vantoir Roberto Brancher, Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher. – Santo Ângelo : Metrics, 2021. 275 p. ISBN 978-65-89700-33-3
DOI 10.46550/978-65-89700-33-3 – DOWNLOAD GRATUITO


Capítulos de livros (Book chapters)

– TOLENTINO-NETO, L. C. B. AMESTOY, M.B. Avaliação educacional em larga escala. In: Liliana Soares Ferreira; Ana Sara Castaman; Silvia de Siqueira; Marcos José Andrighetto. (Org.). Glossário sobre trabalho pedagógico na educação profissional e tecnológica. 1ed.Curitiba: CRV, 2024, v. 1, p. 28-30.

– MATTOS, K. R. C. ; ROSA, P. A. ; CZEKALSKI, R. G. ; AMESTOY, M. B. ; TOLENTINO NETO, L.C.B. . AS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA ANÁLISE DO POSICIONAMENTO DE ESTUDANTES SOBRE AS FORMAS AVALIATIVAS. In: Diuliana Nadalon Pereira, Jéssica de Góes Bilar, Larissa Lunardi, Thamires Luana Cordeiro. (Org.). Ciência em ação: educar é transformar. 1ed.Cajazeiras/PB:: AINPG, 2023, v. 1, p. 145-150.

– FANFA, M. S. ; SANTOS, L. S. ; TOLENTINO NETO, L.C.B. . DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UMA REVISÃO NAS TESES E DISSERTAÇÕES. In: Diuliana Nadalon Pereira, Jéssica de Góes Bilar, Larissa Lunardi, Thamires Luana Cordeiro. (Org.). Ciência em ação: educar é transformar. 1ed.Cajazeiras/PB: AINPG, 2023, v. 1, p. 179-184.

– LOPES, A. F. ; BORDIN, F. P. R. ; TOLENTINO NETO, L.C.B. . PERCEPÇÃO PÚBLICA DAS CIÊNCIAS E TECNOLOGIA POR ESTUDANTES E PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. In: : Diuliana Nadalon Pereira, Jéssica de Góes Bilar, Larissa Lunardi, Thamires Luana Cordeiro. (Org.). Ciência em ação: educar é transformar. 1ed.Cajazeiras/PB: AINPG, 2023, v. 1, p. 107-112.

– SCHMITZ, Gabriela Luísa, BOTON, Jaiane de Moares, TOLENTINO-NETO, Luiz Caldeira Brant. As relações entre teoria e prática em cursos de licenciatura em ciências biológicas e em química. In: KOCHHANN, A.; SOUZA, J. O.; OLIVEIRA, H. M. (Orgs.). Ensino e Educação: Práticas, desafios e tendências. Campina Grande: Licuri, 2023, p. 38-55. ISBN: 978-65-999183-4-6.

– BOTON, Jaiane de Moraes,  SCHMITZ, Gabriela Luísa, TOLENTINO-NETO, Luiz Caldeira Brant. Possibilidades formativas para a prática reflexiva. In: KOCHHANN, A.; SOUZA, J. O.
(Orgs.). Reflexões teóricas o Ensino e a Educação. Campina Grande: Licuri, 2023, p. 104-122. ISBN: 978-65-999183-3-9.

– AMESTOY, M.B.; BOTON, J.M. A educação em tempo de pandemia: entre a conectividade e os desafios da ciência. In: Luís Fernando Marozo; Sylvia Felix (orgs). A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃOEM TEMPOS DE PANDEMIA: PROPOSTAS E VIVÊNCIAS. Editora da FURG, 2022, 180p. ISBN  978-65-5754-148-7

–  SANTOS, L. S. ; DREHMER-MARQUES, K. C. . Ensino e aprendizagem a partir da interação com o TikTok para a compreensão de conteúdos científicos. In: Carlos Alberto Soares dos Santos Filho; Débora Kélli Freitas de Melo; Eliane Gonçalves dos Santos; Morgana Welke; Roque Ismael da Costa Güllich. (Org.). CIÊNCIAS NA ESCOLA CADERNO DE PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS INOVADORAS. 01ed.Santo Ângelo: Metrics, 2022, v. 3, p. 1-275. http://dx.doi.org/10.46550/978-65-89700-95-1

– DREHMER-MARQUES, K. C.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ;COSTA, C.S.; LUZ, J.P.M.O. .Toda planta é verde como nos livros? Adaptações das plantas e as variações dos vegetais. Ciências na escola : caderno de práticas e experiências inovadoras / organizadores: Daiane Kist … [et al.]. – Cruz Alta: Ilustração, 2021

– DREHMER-MARQUES, K. C. ; TOLENTINO NETO, L.C.B.. Formação continuada de professores por meio da educação a distância: percepções diante da realidade docente. In: Vantoir Roberto Brancher; Keiciane Canabarro Drehmer-Marques; Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher. (Org.). Formação de professores no ensino de ciências. 01ed.Santo Ângelo: Editora Metrics, 2021, v. , p. 57-78. 

– MATTOS, K. R. C.; AMESTOY, M. B. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . O POSICIONAMENTO DA COMUNIDADE ACADÊMICA FRENTE À PRODUÇÃO DO TEXTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. In: Micheli Bordoli Amestoy; Ivanio Folmer; Gabriella Eldereti Machado. (Org.). BNCC EM CENÁRIOS ATUAIS: CURRÍCULO, ENSINO E A FORMAÇÃO DOCENTE. 1ed.Santa Maria: Arco Editores, 2021, v. , p. 138-152.

– LOPES, A. F. ; AMESTOY, M. B. ; SCHMITZ, G. L. ; BOTON, J. M. . O QUE SE ESPERA DA BNC-FORMAÇÃO EM RELAÇÃO A BNCC PREDISPOSTA NA RESOLUÇÃO N. CNE/CP 2/2019?. In: Micheli Bordoli Amestoy; Ivanio Folmer; Gabriella Eldereti Machado. (Org.). BNCC EM CENÁRIOS ATUAIS: CURRÍCULO, ENSINO E A FORMAÇÃO DOCENTE. 1ed.Santa Maria: Arco Editores, 2021, v. , p. 42-55. 

– AMESTOY, M.B. e TOLENTINO-NETO, L.C.B.. Avaliação externa e em larga escala: relações entre qualidade, desempenhos e monitoramento. In: DALLA CORTE, M.G.; BOLZAN, D. P. V.; MELLO, G. B.. (Org.). Contextos emergentes: singularidades da formação e desenvolvimento profissional na Educação Básica e Superior. 1ed.SANTA MARIA: Pimenta Cultural, 2020a, v. 1, p. 354-370.

– AMESTOY, M.B. e TOLENTINO-NETO, L.C.B.. EDUCAÇÃO EM TEMPOS NEOLIBERAIS: A (DES)CONEXÃO ENTRE QUALIDADE E TESTAGEM. In: O que pode a educação no Brasil hoje? 2. / Fernanda Monteiro Rigue, Micheli Bordoli Amestoy, Ana Paula Parise Malavolta (organizadoras) 1.ed. – Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2020. (v.2) p.261-270

– AMESTOY, M.B. ; TOLENTINO-NETO, L.C.B. . Política de accountability e seus impactos na prática docente. Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação. 1ed.: Pimenta Cultural, 2019, v. , p. 22-36.

– SOUZA, R. V. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . O uso das TIC o ensino de Ciências: aplicações tradicionais ou ferramentas cognitivas?. In: Manoel Messias Alves de Souza; Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega. (Org.). COMPARTILHANDO SABERES: um panorama sobre a produção acadêmica em múltiplas abordagens teórico-metodológicas. 1ed. Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 87-98.

– SANTOS, J. B. P. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . O uso de computadores na realização de testes de desempenho em Matemática: uma nova possibilidade para a educação pública. In: Priscila Monteiro Chaves; Sheila de Fátima Mangoli Rocha. (Org.). Educação pública e pesquisa na pós-graduação: anseios e ensaios. 1ed.São Leopoldo, RS: Oikos, 2014, v. , p. 77-88.

– GARCIA, P.S. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; BIZZO, N. M. V. . Cap.6: O Processo de Escolha dos Livros Didáticos em Escolas Públicas Brasileiras.. In: Paulo Sérgio Garcia. (Org.). Debates e Contribuições sobre a Escola Pública: de professor para professor.. 1ed.São Paulo: LCTE, 2009, v. 1, p. 111-128.

 


Artigos em periódicos (Refereed journal arcticles and other publications) 


MAINARDES, J. ; AMESTOY, M. B. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Entrevista: Potencialidades da Abordagem do Ciclo de Políticas nas pesquisas sobre políticas educacionais – Entrevista com o Professor Jefferson Mainardes. REVISTA DE ESTUDIOS TEÓRICOS Y EPISTEMOLÓGICOS EN POLÍTICA EDUCATIVA ISSN 2409-3696, v. 9, p. 1-9, 2024.

AMESTOY, M. B.; MATTOS, K. R. C.; HANSEN, T. R.; TOLENTINO-NETO, L. C. B.. NOVAS DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: OS POSICIONAMENTOSDE SOCIEDADES DE CIÊNCIAS FRENTE À BNC-FORMAÇÃO. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE). v.8, p.49 – 66, 2024.

– MATTOS, K. R.; AMESTOY, M.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. Efeito cascata das políticas educacionais a partir da BNCC: concepções de docentes de Ciências da Natureza sobre a construção do documento orientador curricular de Santa Maria/RS (DOC/SM). Revista Insignare Scientia – RIS, v. 7, n. 3, p. 138 a 159, 22 set. 2024.

– ALVES, D. K. C.; LOPES, A. F.; BOTON, J. de M. (2024). Licenciaturas em Pedagogia e Educação Especial:: uma análise a partir de resoluções vigentes. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 346–364. https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/5901

– LOPES, A. F.; TOLENTINO NETO, L. C. B. de. Comunidades de prática e a formação de professores: Um olhar para as pesquisas no Brasil. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 34, n. 00, p. e023019, 2023. DOI: 10.32930/nuances.v34i00.9360.

SCHMITZ, Gabriela Luisa ; TOLENTINO-NETO, Luiz Caldeira Brant de . Caracterização da prática como componente curricular em cursos de licenciatura em ciências biológicas e em química do estado do rio grande do sul. Formação docente, v. 15, p. 70-84, 2024

– FANFA, M. S. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . ESPAÇOS NÃO FORMAIS: ENVOLVIMENTO DOS LICENCIANDOS NA ALFABETIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. ARETÉ (MANAUS), v. 20, p. e23013, 2023.

– CZEKALSKI, R.G.; AMESTOY, M.B; TOLENTINO-NETO, L. C.B. A escola e as demandas ambientais: quais os interesses dos estudantes da Educação Básica sobre a temática ambiental: The school and the environmental demands: what are the interests of the basic education students regarding the environmental theme. Revista Cocar[S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7239. Acesso em: 12 out. 2023.

– DA ROSA, P.; DE TOLENTINO-NETO, L. Interesses de estudantes gaúchos em Ciências da Natureza e suas relações com as Unidades Temáticas da BNCC. Revista Insignare Scientia – RIS, v. 6, n. 3, p. 103-114, 10 jun. 2023.

– LOPES, ANDRESSA FREITAS; TOLENTINO-NETO, LUIZ CALDEIRA BRANT. Comunidade de Prática no ambiente escolar: questionário como instrumento de pesquisa. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 14, p. 1-22, 2023.

– LOPES, A.; FANFA, M. Sexualidade e gênero na formação docente: uma breve análise nos cursos de Ciências Biológicas, Física e Química. Revista Insignare Scientia – RIS, v. 6, n. 3, p. 154-172, 10 jun. 2023.

– SANTOS, S.; VALÉRIO, M.; TOLENTINO-NETO, L. C.; MADERS, S.; CRIVELLARO, C. V. Ekos do Sul: pesquisas e relatos de Educação em Biologia Editorial. Revista Insignare Scientia – RIS, v. 6, n. 3, p. 1-7, 15 jun. 2023.

KRÜTZMANN, F.L. ; ALVES, D.K.C.; SILVA, C.C.. Os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no trabalho de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 29, p. 1-17, 2023. https://doi.org/10.1590/1516-731320230015

– NADALON, D.P., de DEUS, G.B., MENCHIK, J.C., & AMESTOY, M. B. ENEM como política de avaliação em larga escala: uma revisão das dissertações e teses brasileiras (2011-2021). ). Eccos -Revista Científica, São Paulo, n. 65, p. 1-18, e23607, abr./jun. 2023. https://doi.org/10.5585/eccos.n65.23607.

– AMESTOY, M. B. ; MATTOS, K. R. C. ; TOLENTINO NETO, L.C.B. . Avaliações externas e em larga escala e os organismos internacionais: da accountability educacional à cultura da performatividade. REVISTA LUSÓFONA DE EDUCAÇÃO, v. 56, p. 111-125, 2022.

– ALVES, D. K. C.; KRÜTZMANN, F. L.; TOLENTINO NETO, L. C. B. Pacotes interpretativos sobre a BNCC do Ensino Médio: a panaceia para a educação. Revista Espaço do Currículo, v. 15, n. 2, p. 1-15, 2022. ISSN2177-2886. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2022v15n2.62388.

– MATTOS, K. R. C. de .; AMESTOY, M. B.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. de . ENSINO REMOTO E PANDEMIA: apontamentos sobre a construção de um Currículo Emergencial de Ciências da Natureza. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–12, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2022v15n3.62523. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62523. Acesso em: 9 jan. 2023.

– SOUZA, R. V. de .; TOLENTINO-NETO , L. C. B. de . O PIBID como espaço-tempo para a construção do TPACK . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 16, p. e4904028, 2022. DOI: 10.14244/198271994904. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4904. Acesso em: 9 jan. 2023.

– PERSICH, G. D. O. ; DREHMER-MARQUES, K. C. ; TOLENTINO NETO, L.C.B. . As potencialidades de uma Sequência de Ensino Investigativa à luz das políticas curriculares para o Ensino Médio. Remea-Revista Eletronica Do Mestrado Em Educacao Ambiental, v. 39, p. 146-165, 2022.

– MATTOS, K. R. C. de; WALCZAK, A. T.; CZEKALSKI, R. G.; AMESTOY, M. B.; ROSA, P. A. da; TOLENTINO-NETO, L. C. B. de. Conceptions about external evaluation present in the narratives of teachers and students: a look at the Aprender Valor Program. Research, Society and Development[S. l.], v. 11, n. 7, p. e53211730347, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i7.30347. 

– KRUTZMANN, F. L. ; TORRES, I. E. ; CALDEIRA BRANT DE TOLENTINO-NETO, LUIZ . A construção da identidade profissional a partir da teoria das representações sociais na formação inicial em Ciências Biológicas. Revista Ciências & Ideias, v. 13, p. 100-117, 2022. doi:http://doi.org/10.22047/2176-1477/2022.v13i1.1847

– TONIN, K. G.; TOLENTINO-NETO, L.C.B. ; OCAMPO, D. M.. “A disciplina de Ciências é interessante, mas não é a minha preferida”: um paradoxo entre estudantes brasileiros. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 18, n. 40, p. 68-80, abr. 2022. ISSN 2317-5125.   doi:http://doi.org/10.18542/amazrecm.v18i40.11987.

– PERSICH, G. D. O. ; DREHMER-MARQUES, KEICIANE CANABARRO ; TOLENTINO NETO, L.C.B. . A voz de estudantes do Ensino Médio sobre ensino por investigação, contextualização e interdisciplinaridade. Vitruvian Cogitationes, v. 3, p. 56-75, 2022.

– MATTOS, K. R. C.; AMESTOY, M. B.; TOLENTINO-NETO, L. C. B..O Ensino de Ciências da Natureza nas versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 18, n. 40, p. 22-34, abr. 2022. ISSN 2317-5125.  doi:http://doi.org/10.18542/amazrecm.v18i40.11887.

– LOPES, A. F. ; OCAMPO, D. M. ; TOLENTINO, L.C.B. ; DAVILA, E. S. . O que significa cada letra da sigla STEM? Uma versão para o contexto educacional brasileiro. What does each letter of the acronym STEM mean? A version for the Brazilian educational context. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 8, p. 1-19, 2022.

– MELO, G.C.; LOPES, A.F.; BRUM, A.P.; MEDEIROS, J.G.; TOLENTINO-NETO, L.C.B; AMESTOY, M.B.. STEM and the Large Scale Assessments: influences, approximations and disengagements. STEM e as Avaliações em Larga Escala: influências, aproximações e distanciamentos. Research, Society and Development, v. 11, p. e15411327059, 2022.

– GARCIA, P.S. ; TOLENTINO-NETO, L.C.B.; LIMA, A.K.A. Desempenho em biodiversidade no Exame Nacional do Ensino Médio. Revista Cocar, V.15 N.33/2021 p.1-20, 2021.

– SCHMITZ, G. L.; LOPES, A. F.; MELO, G. C. de; BOTON, J. de M. Advances and backdrops of teacher training courses in natural sciences area. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 16, p. e13101623036, 2021.

– COSTA, C. ; DREHMER-MARQUES, K.C. ; LUZ, J.M.O. ; TOLENTINO-NETO, L.C.B . Formação docente e extensão universitária: experiências compartilhadas por meio do Projeto “Toda Cidade Ensina”. Vivências (URI. Erechim), v. 17, p. 149-165, 2021.

– TOLENTINO-NETO, L.; BOTON, J. As avaliações externas, a formação de professores e as políticas públicas: experiências da primeira década de um grupo de pesquisa em Educação em Ciências. Revista Insignare Scientia – RIS, v. 4, n. 5, p. 273-290, 20 ago. 2021.

– SCHMITZ, G. L. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . A prática como componente curricular: panorama das publicações e contextos da produção científica. Revista Internacional de Educação Superior, v. 8, p. e022010, 2021.

– FAVRETTO, Luísa Moreira; AMESTOY, Micheli Bordoli; TOLENTINO-NETO, Luiz Caldeira Brant de. EDUCAÇÃO ALIMENTAR: fatores influenciadores na seletividade alimentar de crianças. Revista Exitus, v. 11, p. e020204-e020204, 2021. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1626

– RITTER, D.; SCHMITZ, G.; BULEGON, A.; TOLENTINO-NETO, L. Percepções de professores de Matemática sobre as aulas remotas: uma análise à luz da teoria fundamentada nos dados. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 3, p. 1-19, 6 jun. 2021.

– MATTOS, K. R. C. ; GULLICH, R. I. C. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Pensamento crítico na ciência: perspectivas dos livros didáticos brasileiros. Contexto & Educação, v. 36, p. 1, 2021.

– MATTOS, K. R. C. de; AMESTOY, M. B.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. de. Curriculum and educational policies: The Common National Curriculum Base and the curriculum homogenization process. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 4, p. e59210414452, 2021.

– MATTOS, K. R. C. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; AMESTOY, M. B. . Produção de texto da Basa Nacional Comum Curricular e o posicionamento da área de Ciências da Natureza. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 7, p. 266-281, 2021.

– TONIN, K. G. .; TOLENTINO-NETO, L. C. B. de .; OCAMPO, D. M. . Young brazilians and their preference for Sciences discipline. Research, Society and Development[S. l.], v. 10, n. 5, p. e8210514549, 2021.

– OCAMPO, D.M.; TOLENTINO-NETO, L.C.B. As diferentes tipologias que descrevem o interesse dos jovens brasileiros pelas ciências. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, [S.l.], v. 16, n. 37, p. 164-176, dez. 2020. ISSN 2317-5125. Disponível em: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/8660/6696>.

FANFA, M. S. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; TEIXEIRA, M. R. F. . Os espaços de educação não formal e a licenciatura em Ciências Biológicas. Revista Cocar (ONLINE), v. 14, p. 1-19, 2020.

GUERRA, L. ; FANFA, M. S. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; SCHETINGER, M. R. C. . Animais peçonhentos: concepções prévias de alunos de uma escola rural. Areté (MANAUS), v. 14, p. 45-56, 2020.

FANFA, M. S. ; MARTELLO, C. ; GUERRA, L. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; TEIXEIRA, M. R. F. . Espaços de Educação Não Formal e Alfabetização Científica: um olhar sob a exposição do MAVUSP. Revista Insignare Scientia – RIS, v. 3, p. 98-113, 2020.

– AMESTOY, M. B.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Políticas de avaliação e os impactos na vida do professor: um estudo no município de Santa Maria/RS. Revista Interfaces Científicas, v. 8 n. 3.  p. 1-14, 2020.

– AMESTOY, M. B.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Políticas de avaliação e os organismos internacionais: uma relação necessária?. Revista Cocar (ONLINE), v. 14, p. 824-837, 2020.

– CARLESSO, J.P.P.; TOLENTINO-NETO, L.C.B. Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem na Concepção de Profissionais da Área da Saúde. Research, Society and Development, v. 9, p. 143911821, 2020

– AMESTOY, M. B. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Políticas públicas e a influência dos organismos internacionais: a educação básica no foco do debate. Research, Society and Development, v. 9, p. 1-23, 2020.

– DREHMER-MARQUES, K. C.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; BRANCHE, V. R. . Dos saberes disciplinares aos saberes pedagógicos: desafios de iniciação à docência de estagiários em Ciências Biológicas. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 9, p. 122-138, 2019.

– OCAMPO, D.M.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Cluster Analysis for Data Processing in Educational Research. Acta Scientiae (ULBRA), v. 21, p. 34-48, 2019.

– OCAMPO, D. M. ; DAVILA, E. S. ; TOLENTINO NETO, L.C.B. . The impact of PISA on Brazilian publications indexing in the portal of periodicals of CAPES. Research, Society and Development, v. 7, p. 1-16, 2018.

– DREHMER, K.C.M.; TOLENTINO-NETO, L.C.B.. Avaliação da Participação de professores de Biologia em um Curso de Formação Continuada a Distância: Dificuldades e Perspectivas. EAD em foco, v. 8, p. 1-12, 2018.

–  PERSICH, G. D.. Contribuições do PIBID para a Formação de Professores: um Olhar Sobre uma Oficina com a Temática ?Sexualidade?. Revista Acta Scientiae, v. 18, p. 566-578, 2016.

– CARLESSO, J. P. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; MORAES, A. B. . As contribuições do ensino de ciências para o desenvolvimento cognitivo de alunos nos primeiros anos de escolarização ? Estudo de caso comparativo. Ciência e Natura, v. 37, p. 1, 2015.

– GEDROVICS, J. ; BILEK, M. ; LAKHVICH, T. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Students? interest in science topics as an indicator of their attitudes to science: an international comparison (Interés por los temas de ciencias naturales como indicador de la actitud científica de los estudiantes). Revista de Educacion de las Ciencias, v. 15, p. 8-13, 2014.

– AMESTOY, M. B. ; TOLENTINO-NETO . Voz do estudante:um novo protagonista na construção curricular de ciências?. Revista de Educacion de las Ciencias, v. 15, p. 78, 2014.

– AMESTOY, M. B. ; NASCIMENTO, K. B. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . As concepções de universitários ingressantes e concluintes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa maria (UFSM) relacionadas a questões de ciência e tecnologia. Ciência e Natura, v. extra, p. 613-618, 2014.

– AMESTOY, M. B. ; NASCIMENTO, K. B. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . A voz dos universitários: Perfil de futuros Biólogos frente a concepções sobre Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 5837-5848, 2014.

– AMESTOY, M. B. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Relações entre os interesses dos alunos do Ensino Médio em Ciências da Natureza e as habilidades avaliadas no ENEM. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 5849-5860, 2014.

– FRANZOLIN, Fernanda ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; BIZZO, Nelio Marco Vicenzo . Generalizações que distanciam os conhecimentos dos livros didáticos das referências em Genética. Genética na Escola, v. 9, p. 92-103, 2014.

– BIZZO, N. M. V. ; SANTOS-GOUW, A. M. ; GARCIA, P. S. ; MONTEIRO, P. H. N. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Que conhecimentos e habilidades estão em teste no ENEM? Análise de performance induzida reversa. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 415-419, 2013.

– GARCIA, P.S. ; MALACARNE, V. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . O uso da videoconferência na educação: um estudo de caso com professores da Educação Básica. Reflexão e Ação (Online), v. 21, p. 10-33, 2013.

– TOLENTINO-NETO, L. C. B.; POSSEBON, N. B. . Ciências nos Anos Iniciais – Contexto Brasileiro e Possibilidades. Enseñanza de las Ciencias, v. EXTRA, p. X, 2013.

– AMESTOY, M. B. ; PEREIRA, V. N. ; NUNES, V. P. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Futuros biólogos: como se posicionam os alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) frente às questões de ciência, tecnologia e meio ambiente. Revista da SBEnBIO, v. 5, p. 1-9, 2012.

– BOTON, J. M. ; AMESTOY, M. B. ; PEREIRA, V. N. ; NUNES, V. P. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Representação de cientistas: estudo em desenhos auxiliado por uma análise estatística de alunos dos anos finais do ensino fundamental. Revista da SBEnBIO, v. 5, p. 1-8, 2012.

– BASTOS, G. D. ; BOTON, J. M. ; AMESTOY, M. B. ; PEREIRA, V. N. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Estado da arte livro didático em revistas de ensino e educação. Revista da SBEnBIO, v. 5, p. 1-9, 2012.

– OLIVEIRA, G. S. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; BIZZO, N. M. V. . Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica. Revista de Educação Publica (UFMT), v. 21, p. 147-167, 2012.

– VASCONCELOS, J. ; BOTON, J. M. ; NUNES, V. P. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Relação dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental com o ensino de ciências.. Revista da SBEnBIO, v. 5, p. 1-8, 2012.

– FEJES, M. E. ; SANTOS, A. M. P ; CALIL, M. R. ; FRANZOLIN, F. ; MORITA, E. M. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Implementación de proyectos de investigación en ciencias via telemática. Novedades Educativas, Buenos Aires, v. 163, p. 4-9, 2004.– FEJES, M. E. ; SANTOS, A. M. P ; CALIL, M. R. ; FRANZOLIN, F. ; MORITA, E. M. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Implementación de proyectos de investigación en ciencias via telemática. Novedades Educativas, Buenos Aires, v. 163, p. 4-9, 2004.


Trabalhos Completos Publicados em Eventos (Publications – Congress and events)


MATTOS, K. R. C. ; AMESTOY, M. B. ; TOLENTINO NETO, L.C.B. . A BNCC e os holofotes do mercado: as influências do setor privado na educação brasileira. In: X Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2022, João Pessoa. Anais do X Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2022. v. 1. p. 1-1. 

– Nelio Bizzo; Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto; Fernanda Franzolin. The ROSES project in Brazil: partial results and possibilities for a new application on a large scale. In: XX IOSTE 2022, 2022, Recife. Anais eletrônicos… Campinas, Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/ioste-2022/trabalhos/the-roses-project-in-brazil-partial-results-and-possibilities-for-a-new-applicat?lang=en> Acesso em: 18 nov. 2022.

– Andressa Freitas Lopes; Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto. Community of Practice in the integration of teachers from STEM areas. In: XX IOSTE 2022, 2022, Recife. Anais eletrônicos… Campinas, Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/ioste-2022/trabalhos/community-of-practice-in-the-integration-of-teachers-from-stem-areas?lang=en> Acesso em: 18 nov. 2022.

– Fernando Primitivo Romero Bordin; Andressa Freitas Lopes; Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto. The Relevance of Science Education – Second (ROSES): Adaptations to the Brazilian educational context. In: XX IOSTE 2022, 2022, Recife. Anais eletrônicos… Campinas, Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/ioste-2022/trabalhos/the-relevance-of-science-education-second-roses-adaptations-to-the-brazilian-edu?lang=en> Acesso em: 18 nov. 2022.

– Ariane Prates Brum; Juliana Guarize Medeiros; Wesllen Martins Lopes; Eliziane da Silva Dávila; Daniel Morin Ocampo; Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto. Did STEM arrive in Brazil? The voice of teachers who participated in a STEM course. In: XX IOSTE 2022, 2022, Recife. Anais eletrônicos… Campinas, Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/ioste-2022/trabalhos/did-stem-arrive-in-brazil-the-voice-of-teachers-who-participated-in-a-stem-cours?lang=en> Acesso em: 18 nov. 2022.

– Juliana Guarize Medeiros; Ariane Prates Brum; Wesllen Martins Lopes; Eliziane da Silva Dávila; Daniel Morin Ocampo; Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto. The STEM Movement seen from the perspective of Brazilian teachers participating in a continuing education course. In: XX IOSTE 2022, 2022, Recife. Anais eletrônicos… Campinas, Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/ioste-2022/trabalhos/the-stem-movement-seen-from-the-perspective-of-brazilian-teachers-participating?lang=en> Acesso em: 18 nov. 2022.

– Wesllen Martins Lopes; Andrielli Puhle Maria; Graciele Carvalho de Melo; Eliziane da Silva Dávila; Daniel Morin Ocampo; Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto. STEM Education in Brazil: Its challenges and potential from teachers’ perspective. In: XX IOSTE 2022, 2022, Recife. Anais eletrônicos… Campinas, Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/ioste-2022/trabalhos/stem-education-in-brazil-its-challenges-and-potential-from-teachers-perspective?lang=en> Acesso em: 18 nov. 2022.

– MATTOS, K. R. C. ; AMESTOY, M. B. ; ROSA, P. A. ; CZEKALSKI, R. G. ; TOLENTINO NETO, L.C.B. . Os atores envolvidos no processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil: as interfaces entre o público e o privado. In: 4a Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica, 2022, Porto. Actas Completas da 4ª Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica: Educação, Cultura e Cidadania. Porto: Editora Cravo, 2022. v. 1. p. 228-240.

– ROSA, P. A. ; CZEKALSKI, R. G. ; MATTOS, K. R. C. ; AMESTOY, M. B. ; TOLENTINO NETO, L.C.B. . The Relevance of Science Education: o Projeto ROSES a partir da viabilidade da aplicação piloto no estado do Rio Grande do Sul/Brasil. In: 4a Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica, 2022, Porto. Actas Completas da 4ª Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica: Educação, Cultura e Cidadania. Porto: Editora Cravo, 2022. v. 1. p. 308-319.

– MATTOS, K. R. C. ; AMESTOY, M. B. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Políticas educacionais em tempos neoliberais: o caminhar para uma educação globalizada. In: IX Colóquio Internacional de Políticas Curriculares – POLÍTICAS CURRICULARES E AS INOVAÇÕES (NEO)CONSERVADORAS: (trans)bordamentos, desafios e ressignificações., 2020, Paraíba. Anais do IX Colóquio Internacional de Políticas Curriculares – POLÍTICAS CURRICULARES E AS INOVAÇÕES (NEO)CONSERVADORAS: (trans)bordamentos, desafios e ressignificações., 2020.

– LOPES, A. F. ; MELO, G. C. ; POZZER, J. D. ; MEDEIROS, J. G. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Os efeitos e impactos da pandemia na realização de um projeto de extensão acerca do Movimento STEM. In: I CONGRESSO NACIONAL DE INOVAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA:, 2020. Anais do I CNIPC, 2020.

AMESTOY, M. B. ; MATTOS, K. R. C. ; SILVA, B. T. ; ALVES, D. K. C. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Base Nacional Comum Curricular: contexto de influência e novos atores. In: 12o SIEPE, 2020, Bagé. Anais do 12º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA: Salão de Pesquisa e Inovação, 2020. v. 12. p. 1.

– Daniel Morin Ocampo, Eliziane da Silva Dávila, Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto. THE DIFFERENT TYPOLOGIES DESCRIBING THE INTEREST IN SCIENCE. The Beauty and Pleasure of Understanding: Engaging with Contemporary
Challenges Through Science Education (Proceedings of ESERA 2019) ISBN 978-88-945874-0-1 
link alternativo: IDEIA_ESERA2019

– Eliziane da Silva Dávila; Daniel Morin Ocampo; Luiz Caldeira Brant Tolentino-Neto. SCIENCE TEACHERS CONTINUOUS EDUCATION THROUGH THE THREE PEDAGOGICAL MOMENTS. The Beauty and Pleasure of Understanding: Engaging with Contemporary Challenges Through Science Education (Proceedings of ESERA 2019) ISBN 978-88-945874-0-1
link alternativo: IDEIA_ESERA2019

 AMESTOY, M. B.; OMELCZUK, A. B. ; TOLENTINO – NETO,L.C.B. . Base Nacional Comum e a Educação Básica: Um olhar sobre a autonomia do professor frente as atuais mudanças no Cenário Educacional Brasileiro. In: IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, 2016, santa maria. Base Nacional Comum e a Educação Básica: Um olhar sobre a autonomia do professor frente as atuais mudanças no Cenário Educacional Brasileiro, 2016. p. 660-670.

– AMESTOY, M. B.; POSSEBON, N. B. ; TOLENTINO – NETO,L.C.B. . Base Nacional Comum: o alicerce do sistema de ensino brasileiro?. In: VIII Encontro brasileiro da RESDE ESTRADO, 2016, Santa Maria. Base Nacional Comum: o alicerce do sistema de ensino brasileiro?, 2016. p. 844-851.

– AMESTOY, M. B. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Uniformização curricular, testes estandardizados e responsabilização de professores e gestores: os efeitos das avaliações externas. In: IX Simpósio Nacional de Educação e III Colóquio Internacional de Políticas Públicas Educacionais e formação de professores, 2016, Frederico Westphalen. Anais do IX Simpósio Nacional de Educação e III Colóquio Internacional de Políticas Públicas Educacionais e formação de professores. Frederico Westphalen: URI, 2016. v. 1. p. 269-282.

– OLIVEIRA, L. M. V. ; PERSICH, G. D. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Políticas Curriculares para o Ensino – Aprendizagem de História e Biologia no Ensino Médio Politécnico: Diálogos Possíveis. In: Iv Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, 2016, Santa Maria-RS. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR. Santa Maria-RS: UFSM, 2016. p. 1027-1041.

– PERSICH, G. D.; OLIVEIRA, L. M. V. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . A pesquisa como princípio pedagógico: as influências da escola nova nas atuais políticas curriculares d o sistema educacional brasileiro. In: IV Seminário Internacional De Políticas Públicas Da Educação Básica E Superior, 2016, Santa Maria-RS. Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior. Santa Maria-RS: UFSM, 2016. p. 941-955.

– RIGUE, F. M. ; AMESTOY, M. B. ; CORREA, Guilherme Carlos ; TOLENTINO – NETO,L.C.B. . A Contribuição do Ensino de Ciências para a formação de professores de pedagogia. In: IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, 2016, Santa Maria. A Contribuição do Ensino de Ciências para a formação de professores de pedagogia, 2016. p. 1141-1151.

– DREHMER, K.C. ; LAUERMANN, R. A. C. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Educação em ciências/biologia a distância: panorama das publicações no ENPEC e ENEBIO. In: X ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (s, 2015, Águas de Lindoia, SP. Anais do X ENPEC, 2015. v. 1. p. 1-8.

– GARCIA, P.S. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; MALACARNE, V. . Understanding the wired generation among students of higher education in Brazil. In: ESERA 2015 Conference. Science education research: Engaging learners for a sustainable future, 2015, Helsinki, Finlandia. Electronic Proceedings of the ESERA 2015 Conference. Science education research: Engaging learners for a sustainable future. Helsinki: University of Helsinki, 2015. v. 1. p. 570-575.

– GOUW, A. M. S. ; BIZZO, N. M. V. ; AMESTOY, M. B. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . O interesse dos jovens brasileiros e o currículo de Ciências: diálogos possíveis. In: X ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (s, 2015, Águas de Lindoia, SP. Anais do X ENPEC, 2015. v. 1. p. 1-9.

– PERSICH, G. D.; OLIVEIRA, L. M. V. . SEMINÁRIO NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS ATRAVÉS DA PESQUISA. In: EDUCERE – XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. Anais do EDUCERE ? Congresso Nacional de Educação. Curitiba, 2015. v. 1. p. 29607-29621.

– PERSICH, G. D. O. ; SOUZA, R. V. ; LAUERMANN, R. A. C. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; SHEID, N. M. J. ; SOARES, B. M. . O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por participantes do PIBID Ciências Biológicas em Santo Ângelo (RS) e Ciências da Natureza em Senhor do Bonfim (BA). In: X ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (s, 2015, Águas de Lindoia, SP. Anais do X ENPEC, 2015. v. 1. p. 1-8.

– SIQUEIRA, A. C. ; PERSICH, G. D. ; SCHEID, N. M. J. . AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA BASEADA EM INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA. In: VII Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia – EREBIOSUL, 2015, Criciúma – SC. ANAIS DO VII ENCONTRO REGIONAL SUL DE ENSINO DE BIOLOGIA: ?DA FORMAÇÃO À PRÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: DESAFIOS A SUPERAR?. Criciúma: CDD, 2015. p. 321-331.

– AMESTOY, M. B. ; NASCIMENTO, K. B. ; NUNES, V. P. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . The Relevance Of Science Education (ROSE): tecendo um perfil a partir da voz de alunos ingressantes e concluintes de ciências biológicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) em relação à temática meio ambiente. In: IX ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia, SP. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

– BIZZO, N. M. V. ; SANTOS-GOUW, A. M. ; GARCIA, P.S. ; MONTEIRO, P. H. N. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . In-context items in a nation wide examination: which knowledge and skills are actually assessed?. In: X Conference of the European Science Education Research Association (ESERA), 2013, Nicosia, Cyprus. 10th ESERA Conference Proceedings, 2013.

– BIZZO, N. M. V. ; SANTOS-GOUW, A. M. ; GARCIA, P.S. ; MONTEIRO, P. H. N. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Que conhecimentos e habilidades estão em teste no ENEM? Análise da performance induzida reversa. In: 9 Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Cienciasias, 2013, Girona, Spain. Revista Enseñanza de las Ciencias, 2013. v. Extra. p. 415-419.

– PEREIRA-SANTOS, J. B. ; ALMEIDA, M. S. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Elaboração de instrumentos para avaliação de Desempenho Escolar: processo colaborativo de criação de itens.. In: IX ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia, SP. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

– POSSEBON, N. B. ; PEREIRA-SANTOS, J. B. ; TOLENTINO NETO, L.C.B. . Formação de Professores repensada sob o viés das Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem. In: Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior; IV Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação/RS; VII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional., 2013, Santa Maria, RS. Anais do Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior; IV Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação/RS; VII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional., 2013.

– BOTON, J. M. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; POSSEBON, N. B. ; PEREIRA, J. B. . Caracterização da pesquisa sobre livro didático: resultados de uma pesquisa documental. In: V Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL) IV Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciências do International Council of Associations for Science Education (ICASE), 2011, Londrina. Anais do V Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL) IV Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciências do International Council of Associations for Science Education (ICASE), 2011.

– POSSEBON, N. B. ; HENNIG, N. E. C. ; AMESTOY, M. B. ; DAMASCENA, G. B. ; TOLENTINO NETO, L.C.B. . A Carência de Instrumentos Avaliativos em Ciências: O Reflexo de Avaliações Externas nas Práticas de Ensino de Ciências nos Anos Iniciais. In: IX ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia, SP. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

– TOLENTINO-NETO, L. C. B.; POSSEBON, N. B. . Ciências nos Anos Iniciais – contexto brasileiro e possibilidades. In: 9 Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Cienciasias, 2013, Girona, Spain. Enseñanza de las Ciencias, 2013. v. Extra. p. 569-573.

– HENNIG, N. E. C. ; AMESTOY, M. B. ; DAMASCENA, G. B. ; CARLESSO, J. P. ; PEREIRA, J. B. ; POSSEBON, N. B. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Análise dos conhecimentos prévios de alunos em formação inicial sobre Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem. In: IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação, V Seminário Nacional de Infância e Educação e V Seminário Nacional de Literatura Infantil – Educação e Pedagogias: Problematizações, 2012, Santa Cruz do Sul, RS. Anais do IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação, V Seminário Nacional de Infância e Educação e V Seminário Nacional de Literatura Infantil – Educação e Pedagogias: Problematizações, 2012.

– PEREIRA, J. B. ; POSSEBON, N. B. ; DAMASCENA, G. B. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem: Diferenciações e Caracterizações encontradas em uma pesquisa bibliográfica. In: XVII Seminário Internacional de Educação – SIEDUCA, 2012, Cachoeira do Sul, RS. Anais do XVII Seminário Internacional de Educação, 2012.

– POSSEBON, N. B. ; CARLESSO, J. P. ; DAMASCENA, G. B. ; PEREIRA, J. B. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Identificação de sinais de dificuldades e distúrbios-transtornos de aprendizagem e a importância de intervenção precoce em sala de aula. In: II Jornada de Debates sobre Ensino de Ciências e Educação Matemática e I Encontro Nacional de Distúrbios de Aprendizagem na Perspectiva Multidisciplinar, 2012, Itabaiana. Anais do II Jornada de Debates sobre Ensino de Ciências e Educação Matemática e I Encontro Nacional de Distúrbios de Aprendizagem na Perspectiva Multidisciplinar, 2012.

– BOTON, J. M. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; POSSEBON, N. B. ; PEREIRA, J. B. . Caracterização da pesquisa sobre livro didático: resultados de uma pesquisa documental. In: V Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL) IV Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciências do International Council of Associations for Science Education (ICASE), 2011, Londrina. Anais do V Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL) IV Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciências do International Council of Associations for Science Education (ICASE), 2011.

– DREHMER, K.C. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Estudo do impacto do curso de Ciências Biológicas nas concepções de ciência e meio ambiente entre estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS). In: V Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL) IV Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciências do International Council of Associations for Science Education (ICASE), 2011, Londrina. Anais do XVI Seminário Internacional de Educação – Docência nos seus Múltiplos Espaços, 2011.

– GEDROVICS, J. ; BILEK, M. ; JANIUK, R.M. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; LAKHVICH, T. . Students? Attitude to the Role of Science and Technology in Contemporary Society. In: International 8 th IOSTE Symposium for Central and Eastern Europe, 2011, Riga, Letônia. Scientific Papers University of Latvia – Chemistry – Science Education. Riga, Letônia: University of Latvia, 2011. v. 778. p. 87-93.

– TOLENTINO-NETO, L. C. B.; BIZZO, N. M. V. ; BIANCO, A.A.G. ; BOTON, J. M. ; PEREIRA, J. B. ; POSSEBON, N. B. . Livro Didático, Desempenho Escolar e Dificuldades de Aprendizagem: levantamento de publicações.. In: VIII ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências) e I CIEC (Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias), 2011, Campinas, SP. Atas do V Encontro Regional de Biologia do Sul (EREBIO-SUL) e IV Simpósio Latino-Americano e Caribenho de Educação em Ciências., 2011.

– BIZZO, N. M. V. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; GARCIA, P.S. . What do teachers expect from textbooks? The study of the process of choice of textbooks.. In: IOSTE International Meeting on Critical Analysis of School Science Textbooks., 2007, Hammamet, Tunísia. Proceedings of IOSTE International Meeting on Critical Analysis of School Science Textbooks., 2007. v. 1. p. 311-317.

– GARCIA, P.S. ; MALACARNE, V. ; BIZZO, N. M. V. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Two study cases about initial preparation programs performed by top science teachers in Brazil. In: IOSTE XII Symposium, 2006, Penang, Malásia. Proceedings IOSTE XII Symposium. Penang (Malaysia). Penang, Malásia, 2006. v. 1. p. 31-36.

– GARCIA, P.S. ; MALACARNE, V. ; BIZZO, N. M. V. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Um estudo sobre a formação inicial acadêmica dos professores de ciências de duas localidades.. In: XIV Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciências, 2006, Blumenau. Anais do XIV Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciências. Blumenau, 2006. v. 1. p. 01-15.

– TOLENTINO-NETO, L. C. B.; BIZZO, N. M. V. . O Processo de Escolha do Livro Didático de Ciências por Professores de 1ª a 4ª séries. In: III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos & V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir, 2006, São Bernardo do Campo. Anais do III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos & V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir, 2006.

– BIZZO, N. M. V. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . What is the Impact of Correct Science Textbooks on Student’s Performance?. In: XI International Symposium IOSTE 2004, 2004, Lublin. Proceedings of the XI International Symposium IOSTE 2004.

– BIZZO, N. M. V. ; JORDAO, M. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Implementation and Evaluation of a Science and Technology Program for Students of Elementary Public Schools in São Paulo Municipality. In: ICASE 2003 World Conference on Science and Technology Education, 2003, Penang, Malasia. Proceedings IOSTE XII Symposium. Penang (Malaysia). Penang: Zillion Circle (M) Sdn. Bhd, 2003.

 


Produções de Divulgação Científica


Revista QUANTA, setembro 2011 – Seção “Tubo de ensaio” – Como as analogias e metáforas ajudam a explicar os fenômenos naturais

Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto, com colaboração de Janess a Zappe, Karla Weber e Micheli Amestoy


Teses e Dissertações


Título Evento/Revista Link
CARLESSO, Janaina Pereira Pretto. Os reflexos da aplicação de um planejamento interdisciplinar no ensino de Ciências: da prática docente ao desempenho do aluno. 2015. 206 p. Tese (doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015  Tese (doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde)  Link
NASCIMENTO, Karine Bueno do. Programa Nacional do Livro Didático e Sistemas Apostilados de Ensino: um diálogo mediado pelas evidências da Prova Brasil. 2015. 145 p. Dissertação (mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015
Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde Link 
POSSEBON, Natália Borba. O QUE ME AUTO [trans]FORMA PEDAGOGA? Um caminho a partir de vivências em um grupo de pesquisa. 2015. 69 p. Dissertação (mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015
Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde Link
AMESTOY, Micheli Bordoli. Articulações entre os interesses dos alunos e livros didáticos: A voz do estudante na construção curricular de ciências. Santa Maria/RS,2015. 82 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde – PPGECQV, Universidade Federal de Santa Maria, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde Link 
SANTOS, Juliana Batista Pereira dos. Testes em papel versus testes em computador: o meio de realização influencia o desempenho dos alunos? 2014. 131 p. Dissertação (mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.  Dissertação (mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) Link
SANTOS, Juliana Batista Pereira dos. Dificuldades de Aprendizagem: um estudo sobre a discalculia Monografia de Especialização em Educação Matemática Link
POSSEBON, Natália Borba. Dificuldades de Aprendizagem: seus fatores de influencia e a importancia da identificação precoce na sala de aula Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pegagogia Link

 

OFICINAS E APRESENTAÇÕES

Título

Tipo de participação

Evento

Link

Desafios Docentes: dificuldade e distúrbio de aprendizagem.

Oficina

Seminário dos Laboratórios de Metodologia do Ensino: Estratégias Educacionais no Contemporâneo

Link

Representação de Cientistas: um estudo baseado em desenhos de alunos dos Anos Finais do ensino fundamental de Santa Maria/RS 

Apresentação oral 

II Jornada de Debates sobre Ensino de Ciencias e Matemática e I Encontro Nacional Distúrbios de Aprendizagem na Perspectiva Multidisciplinar

Link

O ensino de ciencias como promotor do desenvolvimento cognitivo nos anos iniciais 

Apresentação oral

Jornada Academica Integrada – UFSM – 2012 

Link 

Recusos audiovisuais como suporte para a divulgação de pesquisa 

Apresentação oral

Jornada Academica Integrada – UFSM – 2012 

Link 

Desempenho Escolar Inclusivo na Perspectiva Multidisciplinar 

Vídeo

Link 

 

A abordagem das dificuldades de aprendizagem na formação de professores Poster XVI Seminário Internacional de Educação Link
Estado da arte acerca do uso de novas tecnologias na educação – Dissertações e teses de 2002 á 2005 Link
As tecnologias de informação e comunicação na educação – Um estado da arte em dissertações de 2006 á 2009 Link
TIcS em testes de desempenho escolar um estudo da transição de testes impressos em papel para computadores Link