Publicações
Livros (Books)
|
|
|
|
|
Políticas públicas educacionais: teorias e práticas contemporâneas
Organização: Micheli Bordoli Amestoy e Luiz
Caldeira Brant de Tolentino-Neto
Arco Editores, 2024
Conheça e baixe o livro, gratuitamente, aqui.
|
Os interesses dos jovens gaúchos em Ciência e Tecnologia: Projeto ROSES-RS 2022
Organizador Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto
Editora FACOS-UFSM, 2023
Conheça e baixe o livro, gratuitamente, aqui.
|
Avaliações externas na educação básica: contextos, políticas e desafios
Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto e Micheli Bordoli Amestoy
Editora Cortez, 2023
Conheça o livro aqui
Ebook com desconto
Impresso com desconto (luiz.neto@ufsm.br)
|
Entendendo as Necessidades da Escola do Século XXI a Partir do Movimento STEM.
Diversos autores
Even3 Publicações, 2021
Baixe grátis
|
Understanding school needs in the 21st century based on the STEM Movement
English version
|
Recursos educacionais de projetos de extensão (Open educational resources)
Livros (Books)
– AMESTOY, M. B., TOLENTINO NETO, L.C.B. Políticas públicas educacionais: teorias e práticas contemporâneas. 1. ed. Santa Maria, Arco Editores, 2024.
– TOLENTINO NETO, L.C.B.; AMESTOY, M. B. . Avaliações externas na educação básica: contextos, políticas e desafios. 1. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2023. v. 1. 264p .
– TOLENTINO-NETO. L.C.B. Os interesses dos jovens gaúchos em Ciência e Tecnologia: projeto ROSES – RS 2022. Santa Maria, RS: FACOS-UFSM, 2023. 169p. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/29603.
– Toda Cidade Ensina: o que o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia/UFSM tem a ensinar sobre especiação e extinção? Keiciane Canabarro Drehmer-Marques; Camilo Silva Costa; Jessica Paola Morales Oviedo da Luz; Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto e Stella Maris Martins Kraetzig. 2022. 27p. Selo editorial: Série Extensão. Editora da PRE UFSM. ISBN 978-65-87668-39-0
– Toda Cidade Ensina: o que o Mantenedouro de Fauna São Braz tem a ensinar sobre extinções causadas por ações humanas e seus efeitos? Keiciane Canabarro Drehmer-Marques; Camilo Silva Costa; Jessica Paola Morales Oviedo da Luz; Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto e Stella Maris Martins Kraetzig. 2022. 24p. Selo editorial: Série Extensão. Editora da PRE UFSM. ISBN 978-65-87668-39-0
– Toda Cidade Ensina: o que o Jardim Botânico da UFSM tem a ensinar sobre nutrição vegetal e adaptações das plantas? Keiciane Canabarro Drehmer-Marques; Camilo Silva Costa; Jessica Paola Morales Oviedo da Luz; Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto e Stella Maris Martins Kraetzig. 2022. 28p. Selo editorial: Série Extensão. Editora da PRE UFSM. ISBN 978-65-87668-39-0
– Comida, diversão e arte! Propostas pedagógicas sobre a educação nutricional e seletividade alimentar. Luísa Moreira Favretto; Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto; Micheli Bordoli Amestoy. 2022. 43p. Selo editorial: Série Extensão. Editora da PRE UFSM. ISBN 978-65-87668-45-1
– Entendendo as Necessidades da Escola do Século XXI a Partir do Movimento STEM. Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant de; Ocampo, Daniel Morin; Dávila, Eliziane da Silva ; Lopes, Andressa Freitas ; Melo, Graciele Carvalho de ; Medeiros, Juliana Guarize ; Lopes, Wesllen Martins ; Martins, Patrícia Aguirre . – 1. ed. – Recife: Even3 Publicações, 2021. DOI 10.29327/542221. ISBN 978-65-5941-368-3
– AMESTOY, M. B.; FOLMER, I. (Org.) ; MACHADO, G. E. (Org.) . BNCC EM CENÁRIOS ATUAIS: CURRÍCULO, ENSINO E A FORMAÇÃO DOCENTE. 1. ed. Santa Maria: Arco Editores, 2021. v. 1. 225p . DOI 10.48209/978-65-00-15431-3. ISBN 978-65-00-15431-3
– DREHMER, K.C. ; SANTOS, L. S. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Formação continuada para professores de biologia :avanços e desafios de um curso EAD (Série Cadernos de Extensão – Educação). 2. ed. Santa Maria, RS: Editora PRE UFSM, 2017. v. 1. 84p. ISBN: 978-85-67104-32-4
https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/12224/educac%cc%a7a%cc%83o%203.pdf?sequence=1&isAllowed=y
– PAGAN, A. A. (Org.) ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. (Org.) . Desempenho Escolar Inclusivo. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2015. v. 1. 222p . ISBN: 978-85-444-0509-3
Comprar livro: Desempenho Escolar Inclusivo: escreva para lcaldeira@gmail.com
– POSSEBON, Natália Borba. O que me [auto] transforma pedagoga? Um caminho a partir de vivências em um grupo de pesquisa. 1.ed. Curitiba, PR. CRV, 2015. v.1. 69p. ISBN:978-85-444-0510-9
Comprar livro: O que me (auto) transforma pedagoga?: escreva para lcaldeira@gmail.com
Formação de professores no ensino de ciências / organizadores: Vantoir Roberto Brancher, Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher. – Santo Ângelo : Metrics, 2021. 383 p. ISBN 978-65-89700-32-6
DOI 10.46550/978-65-89700-32-6 – DOWNLOAD GRATUITO
Práticas e metodologias no ensino de ciências / organizadores: Vantoir Roberto Brancher, Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher. – Santo Ângelo : Metrics, 2021. 275 p. ISBN 978-65-89700-33-3
DOI 10.46550/978-65-89700-33-3 – DOWNLOAD GRATUITO
Capítulos de livros (Book chapters)
– TOLENTINO-NETO, L. C. B. AMESTOY, M.B. Avaliação educacional em larga escala. In: Liliana Soares Ferreira; Ana Sara Castaman; Silvia de Siqueira; Marcos José Andrighetto. (Org.). Glossário sobre trabalho pedagógico na educação profissional e tecnológica. 1ed.Curitiba: CRV, 2024, v. 1, p. 28-30.
– MATTOS, K. R. C. ; ROSA, P. A. ; CZEKALSKI, R. G. ; AMESTOY, M. B. ; TOLENTINO NETO, L.C.B. . AS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA ANÁLISE DO POSICIONAMENTO DE ESTUDANTES SOBRE AS FORMAS AVALIATIVAS. In: Diuliana Nadalon Pereira, Jéssica de Góes Bilar, Larissa Lunardi, Thamires Luana Cordeiro. (Org.). Ciência em ação: educar é transformar. 1ed.Cajazeiras/PB:: AINPG, 2023, v. 1, p. 145-150.
– FANFA, M. S. ; SANTOS, L. S. ; TOLENTINO NETO, L.C.B. . DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UMA REVISÃO NAS TESES E DISSERTAÇÕES. In: Diuliana Nadalon Pereira, Jéssica de Góes Bilar, Larissa Lunardi, Thamires Luana Cordeiro. (Org.). Ciência em ação: educar é transformar. 1ed.Cajazeiras/PB: AINPG, 2023, v. 1, p. 179-184.
– LOPES, A. F. ; BORDIN, F. P. R. ; TOLENTINO NETO, L.C.B. . PERCEPÇÃO PÚBLICA DAS CIÊNCIAS E TECNOLOGIA POR ESTUDANTES E PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. In: : Diuliana Nadalon Pereira, Jéssica de Góes Bilar, Larissa Lunardi, Thamires Luana Cordeiro. (Org.). Ciência em ação: educar é transformar. 1ed.Cajazeiras/PB: AINPG, 2023, v. 1, p. 107-112.
– SCHMITZ, Gabriela Luísa, BOTON, Jaiane de Moares, TOLENTINO-NETO, Luiz Caldeira Brant. As relações entre teoria e prática em cursos de licenciatura em ciências biológicas e em química. In: KOCHHANN, A.; SOUZA, J. O.; OLIVEIRA, H. M. (Orgs.). Ensino e Educação: Práticas, desafios e tendências. Campina Grande: Licuri, 2023, p. 38-55. ISBN: 978-65-999183-4-6.
– BOTON, Jaiane de Moraes, SCHMITZ, Gabriela Luísa, TOLENTINO-NETO, Luiz Caldeira Brant. Possibilidades formativas para a prática reflexiva. In: KOCHHANN, A.; SOUZA, J. O.
(Orgs.). Reflexões teóricas o Ensino e a Educação. Campina Grande: Licuri, 2023, p. 104-122. ISBN: 978-65-999183-3-9.
– AMESTOY, M.B.; BOTON, J.M. A educação em tempo de pandemia: entre a conectividade e os desafios da ciência. In: Luís Fernando Marozo; Sylvia Felix (orgs). A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃOEM TEMPOS DE PANDEMIA: PROPOSTAS E VIVÊNCIAS. Editora da FURG, 2022, 180p. ISBN 978-65-5754-148-7
– SANTOS, L. S. ; DREHMER-MARQUES, K. C. . Ensino e aprendizagem a partir da interação com o TikTok para a compreensão de conteúdos científicos. In: Carlos Alberto Soares dos Santos Filho; Débora Kélli Freitas de Melo; Eliane Gonçalves dos Santos; Morgana Welke; Roque Ismael da Costa Güllich. (Org.). CIÊNCIAS NA ESCOLA CADERNO DE PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS INOVADORAS. 01ed.Santo Ângelo: Metrics, 2022, v. 3, p. 1-275. http://dx.doi.org/10.46550/978-65-89700-95-1
– DREHMER-MARQUES, K. C.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ;COSTA, C.S.; LUZ, J.P.M.O. .Toda planta é verde como nos livros? Adaptações das plantas e as variações dos vegetais. Ciências na escola : caderno de práticas e experiências inovadoras / organizadores: Daiane Kist … [et al.]. – Cruz Alta: Ilustração, 2021
– DREHMER-MARQUES, K. C. ; TOLENTINO NETO, L.C.B.. Formação continuada de professores por meio da educação a distância: percepções diante da realidade docente. In: Vantoir Roberto Brancher; Keiciane Canabarro Drehmer-Marques; Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher. (Org.). Formação de professores no ensino de ciências. 01ed.Santo Ângelo: Editora Metrics, 2021, v. , p. 57-78.
– MATTOS, K. R. C.; AMESTOY, M. B. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . O POSICIONAMENTO DA COMUNIDADE ACADÊMICA FRENTE À PRODUÇÃO DO TEXTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. In: Micheli Bordoli Amestoy; Ivanio Folmer; Gabriella Eldereti Machado. (Org.). BNCC EM CENÁRIOS ATUAIS: CURRÍCULO, ENSINO E A FORMAÇÃO DOCENTE. 1ed.Santa Maria: Arco Editores, 2021, v. , p. 138-152.
– LOPES, A. F. ; AMESTOY, M. B. ; SCHMITZ, G. L. ; BOTON, J. M. . O QUE SE ESPERA DA BNC-FORMAÇÃO EM RELAÇÃO A BNCC PREDISPOSTA NA RESOLUÇÃO N. CNE/CP 2/2019?. In: Micheli Bordoli Amestoy; Ivanio Folmer; Gabriella Eldereti Machado. (Org.). BNCC EM CENÁRIOS ATUAIS: CURRÍCULO, ENSINO E A FORMAÇÃO DOCENTE. 1ed.Santa Maria: Arco Editores, 2021, v. , p. 42-55.
– AMESTOY, M.B. e TOLENTINO-NETO, L.C.B.. Avaliação externa e em larga escala: relações entre qualidade, desempenhos e monitoramento. In: DALLA CORTE, M.G.; BOLZAN, D. P. V.; MELLO, G. B.. (Org.). Contextos emergentes: singularidades da formação e desenvolvimento profissional na Educação Básica e Superior. 1ed.SANTA MARIA: Pimenta Cultural, 2020a, v. 1, p. 354-370.
– AMESTOY, M.B. e TOLENTINO-NETO, L.C.B.. EDUCAÇÃO EM TEMPOS NEOLIBERAIS: A (DES)CONEXÃO ENTRE QUALIDADE E TESTAGEM. In: O que pode a educação no Brasil hoje? 2. / Fernanda Monteiro Rigue, Micheli Bordoli Amestoy, Ana Paula Parise Malavolta (organizadoras) 1.ed. – Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2020. (v.2) p.261-270
– AMESTOY, M.B. ; TOLENTINO-NETO, L.C.B. . Política de accountability e seus impactos na prática docente. Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação. 1ed.: Pimenta Cultural, 2019, v. , p. 22-36.
– SOUZA, R. V. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . O uso das TIC o ensino de Ciências: aplicações tradicionais ou ferramentas cognitivas?. In: Manoel Messias Alves de Souza; Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega. (Org.). COMPARTILHANDO SABERES: um panorama sobre a produção acadêmica em múltiplas abordagens teórico-metodológicas. 1ed. Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 87-98.
– SANTOS, J. B. P. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . O uso de computadores na realização de testes de desempenho em Matemática: uma nova possibilidade para a educação pública. In: Priscila Monteiro Chaves; Sheila de Fátima Mangoli Rocha. (Org.). Educação pública e pesquisa na pós-graduação: anseios e ensaios. 1ed.São Leopoldo, RS: Oikos, 2014, v. , p. 77-88.
– GARCIA, P.S. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; BIZZO, N. M. V. . Cap.6: O Processo de Escolha dos Livros Didáticos em Escolas Públicas Brasileiras.. In: Paulo Sérgio Garcia. (Org.). Debates e Contribuições sobre a Escola Pública: de professor para professor.. 1ed.São Paulo: LCTE, 2009, v. 1, p. 111-128.
Artigos em periódicos (Refereed journal arcticles and other publications)
– MAINARDES, J. ; AMESTOY, M. B. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Entrevista: Potencialidades da Abordagem do Ciclo de Políticas nas pesquisas sobre políticas educacionais – Entrevista com o Professor Jefferson Mainardes. REVISTA DE ESTUDIOS TEÓRICOS Y EPISTEMOLÓGICOS EN POLÍTICA EDUCATIVA ISSN 2409-3696, v. 9, p. 1-9, 2024.
– AMESTOY, M. B.; MATTOS, K. R. C.; HANSEN, T. R.; TOLENTINO-NETO, L. C. B.. NOVAS DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: OS POSICIONAMENTOSDE SOCIEDADES DE CIÊNCIAS FRENTE À BNC-FORMAÇÃO. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE). v.8, p.49 – 66, 2024.
– MATTOS, K. R.; AMESTOY, M.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. Efeito cascata das políticas educacionais a partir da BNCC: concepções de docentes de Ciências da Natureza sobre a construção do documento orientador curricular de Santa Maria/RS (DOC/SM). Revista Insignare Scientia – RIS, v. 7, n. 3, p. 138 a 159, 22 set. 2024.
– ALVES, D. K. C.; LOPES, A. F.; BOTON, J. de M. (2024). Licenciaturas em Pedagogia e Educação Especial:: uma análise a partir de resoluções vigentes. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 346–364. https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/5901
– LOPES, A. F.; TOLENTINO NETO, L. C. B. de. Comunidades de prática e a formação de professores: Um olhar para as pesquisas no Brasil. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 34, n. 00, p. e023019, 2023. DOI: 10.32930/nuances.v34i00.9360.
– SCHMITZ, Gabriela Luisa ; TOLENTINO-NETO, Luiz Caldeira Brant de . Caracterização da prática como componente curricular em cursos de licenciatura em ciências biológicas e em química do estado do rio grande do sul. Formação docente, v. 15, p. 70-84, 2024
– FANFA, M. S. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . ESPAÇOS NÃO FORMAIS: ENVOLVIMENTO DOS LICENCIANDOS NA ALFABETIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. ARETÉ (MANAUS), v. 20, p. e23013, 2023.
– CZEKALSKI, R.G.; AMESTOY, M.B; TOLENTINO-NETO, L. C.B. A escola e as demandas ambientais: quais os interesses dos estudantes da Educação Básica sobre a temática ambiental: The school and the environmental demands: what are the interests of the basic education students regarding the environmental theme. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7239. Acesso em: 12 out. 2023.
– DA ROSA, P.; DE TOLENTINO-NETO, L. Interesses de estudantes gaúchos em Ciências da Natureza e suas relações com as Unidades Temáticas da BNCC. Revista Insignare Scientia – RIS, v. 6, n. 3, p. 103-114, 10 jun. 2023.
– LOPES, ANDRESSA FREITAS; TOLENTINO-NETO, LUIZ CALDEIRA BRANT. Comunidade de Prática no ambiente escolar: questionário como instrumento de pesquisa. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 14, p. 1-22, 2023.
– LOPES, A.; FANFA, M. Sexualidade e gênero na formação docente: uma breve análise nos cursos de Ciências Biológicas, Física e Química. Revista Insignare Scientia – RIS, v. 6, n. 3, p. 154-172, 10 jun. 2023.
– SANTOS, S.; VALÉRIO, M.; TOLENTINO-NETO, L. C.; MADERS, S.; CRIVELLARO, C. V. Ekos do Sul: pesquisas e relatos de Educação em Biologia Editorial. Revista Insignare Scientia – RIS, v. 6, n. 3, p. 1-7, 15 jun. 2023.
– KRÜTZMANN, F.L. ; ALVES, D.K.C.; SILVA, C.C.. Os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no trabalho de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 29, p. 1-17, 2023. https://doi.org/10.1590/1516-731320230015
– NADALON, D.P., de DEUS, G.B., MENCHIK, J.C., & AMESTOY, M. B. ENEM como política de avaliação em larga escala: uma revisão das dissertações e teses brasileiras (2011-2021). ). Eccos -Revista Científica, São Paulo, n. 65, p. 1-18, e23607, abr./jun. 2023. https://doi.org/10.5585/eccos.n65.23607.
– AMESTOY, M. B. ; MATTOS, K. R. C. ; TOLENTINO NETO, L.C.B. . Avaliações externas e em larga escala e os organismos internacionais: da accountability educacional à cultura da performatividade. REVISTA LUSÓFONA DE EDUCAÇÃO, v. 56, p. 111-125, 2022.
– ALVES, D. K. C.; KRÜTZMANN, F. L.; TOLENTINO NETO, L. C. B. Pacotes interpretativos sobre a BNCC do Ensino Médio: a panaceia para a educação. Revista Espaço do Currículo, v. 15, n. 2, p. 1-15, 2022. ISSN2177-2886. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2022v15n2.62388.
– MATTOS, K. R. C. de .; AMESTOY, M. B.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. de . ENSINO REMOTO E PANDEMIA: apontamentos sobre a construção de um Currículo Emergencial de Ciências da Natureza. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–12, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2022v15n3.62523. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62523. Acesso em: 9 jan. 2023.
– SOUZA, R. V. de .; TOLENTINO-NETO , L. C. B. de . O PIBID como espaço-tempo para a construção do TPACK . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 16, p. e4904028, 2022. DOI: 10.14244/198271994904. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4904. Acesso em: 9 jan. 2023.
– PERSICH, G. D. O. ; DREHMER-MARQUES, K. C. ; TOLENTINO NETO, L.C.B. . As potencialidades de uma Sequência de Ensino Investigativa à luz das políticas curriculares para o Ensino Médio. Remea-Revista Eletronica Do Mestrado Em Educacao Ambiental, v. 39, p. 146-165, 2022.
– MATTOS, K. R. C. de; WALCZAK, A. T.; CZEKALSKI, R. G.; AMESTOY, M. B.; ROSA, P. A. da; TOLENTINO-NETO, L. C. B. de. Conceptions about external evaluation present in the narratives of teachers and students: a look at the Aprender Valor Program. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 7, p. e53211730347, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i7.30347.
– KRUTZMANN, F. L. ; TORRES, I. E. ; CALDEIRA BRANT DE TOLENTINO-NETO, LUIZ . A construção da identidade profissional a partir da teoria das representações sociais na formação inicial em Ciências Biológicas. Revista Ciências & Ideias, v. 13, p. 100-117, 2022. doi:http://doi.org/10.22047/2176-1477/2022.v13i1.1847
– TONIN, K. G.; TOLENTINO-NETO, L.C.B. ; OCAMPO, D. M.. “A disciplina de Ciências é interessante, mas não é a minha preferida”: um paradoxo entre estudantes brasileiros. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 18, n. 40, p. 68-80, abr. 2022. ISSN 2317-5125. doi:http://doi.org/10.18542/amazrecm.v18i40.11987.
– PERSICH, G. D. O. ; DREHMER-MARQUES, KEICIANE CANABARRO ; TOLENTINO NETO, L.C.B. . A voz de estudantes do Ensino Médio sobre ensino por investigação, contextualização e interdisciplinaridade. Vitruvian Cogitationes, v. 3, p. 56-75, 2022.
– MATTOS, K. R. C.; AMESTOY, M. B.; TOLENTINO-NETO, L. C. B..O Ensino de Ciências da Natureza nas versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 18, n. 40, p. 22-34, abr. 2022. ISSN 2317-5125. doi:http://doi.org/10.18542/amazrecm.v18i40.11887.
– LOPES, A. F. ; OCAMPO, D. M. ; TOLENTINO, L.C.B. ; DAVILA, E. S. . O que significa cada letra da sigla STEM? Uma versão para o contexto educacional brasileiro. What does each letter of the acronym STEM mean? A version for the Brazilian educational context. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 8, p. 1-19, 2022.
– MELO, G.C.; LOPES, A.F.; BRUM, A.P.; MEDEIROS, J.G.; TOLENTINO-NETO, L.C.B; AMESTOY, M.B.. STEM and the Large Scale Assessments: influences, approximations and disengagements. STEM e as Avaliações em Larga Escala: influências, aproximações e distanciamentos. Research, Society and Development, v. 11, p. e15411327059, 2022.
– GARCIA, P.S. ; TOLENTINO-NETO, L.C.B.; LIMA, A.K.A. Desempenho em biodiversidade no Exame Nacional do Ensino Médio. Revista Cocar, V.15 N.33/2021 p.1-20, 2021.
– SCHMITZ, G. L.; LOPES, A. F.; MELO, G. C. de; BOTON, J. de M. Advances and backdrops of teacher training courses in natural sciences area. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 16, p. e13101623036, 2021.
– COSTA, C. ; DREHMER-MARQUES, K.C. ; LUZ, J.M.O. ; TOLENTINO-NETO, L.C.B . Formação docente e extensão universitária: experiências compartilhadas por meio do Projeto “Toda Cidade Ensina”. Vivências (URI. Erechim), v. 17, p. 149-165, 2021.
– TOLENTINO-NETO, L.; BOTON, J. As avaliações externas, a formação de professores e as políticas públicas: experiências da primeira década de um grupo de pesquisa em Educação em Ciências. Revista Insignare Scientia – RIS, v. 4, n. 5, p. 273-290, 20 ago. 2021.
– SCHMITZ, G. L. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . A prática como componente curricular: panorama das publicações e contextos da produção científica. Revista Internacional de Educação Superior, v. 8, p. e022010, 2021.
– FAVRETTO, Luísa Moreira; AMESTOY, Micheli Bordoli; TOLENTINO-NETO, Luiz Caldeira Brant de. EDUCAÇÃO ALIMENTAR: fatores influenciadores na seletividade alimentar de crianças. Revista Exitus, v. 11, p. e020204-e020204, 2021. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1626
– RITTER, D.; SCHMITZ, G.; BULEGON, A.; TOLENTINO-NETO, L. Percepções de professores de Matemática sobre as aulas remotas: uma análise à luz da teoria fundamentada nos dados. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 3, p. 1-19, 6 jun. 2021.
– MATTOS, K. R. C. ; GULLICH, R. I. C. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Pensamento crítico na ciência: perspectivas dos livros didáticos brasileiros. Contexto & Educação, v. 36, p. 1, 2021.
– MATTOS, K. R. C. de; AMESTOY, M. B.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. de. Curriculum and educational policies: The Common National Curriculum Base and the curriculum homogenization process. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 4, p. e59210414452, 2021.
– MATTOS, K. R. C. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; AMESTOY, M. B. . Produção de texto da Basa Nacional Comum Curricular e o posicionamento da área de Ciências da Natureza. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 7, p. 266-281, 2021.
– TONIN, K. G. .; TOLENTINO-NETO, L. C. B. de .; OCAMPO, D. M. . Young brazilians and their preference for Sciences discipline. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 5, p. e8210514549, 2021.
– OCAMPO, D.M.; TOLENTINO-NETO, L.C.B. As diferentes tipologias que descrevem o interesse dos jovens brasileiros pelas ciências. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, [S.l.], v. 16, n. 37, p. 164-176, dez. 2020. ISSN 2317-5125. Disponível em: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/8660/6696>.
– FANFA, M. S. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; TEIXEIRA, M. R. F. . Os espaços de educação não formal e a licenciatura em Ciências Biológicas. Revista Cocar (ONLINE), v. 14, p. 1-19, 2020.
– GUERRA, L. ; FANFA, M. S. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; SCHETINGER, M. R. C. . Animais peçonhentos: concepções prévias de alunos de uma escola rural. Areté (MANAUS), v. 14, p. 45-56, 2020.
– FANFA, M. S. ; MARTELLO, C. ; GUERRA, L. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; TEIXEIRA, M. R. F. . Espaços de Educação Não Formal e Alfabetização Científica: um olhar sob a exposição do MAVUSP. Revista Insignare Scientia – RIS, v. 3, p. 98-113, 2020.
– AMESTOY, M. B.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Políticas de avaliação e os impactos na vida do professor: um estudo no município de Santa Maria/RS. Revista Interfaces Científicas, v. 8 n. 3. p. 1-14, 2020.
– AMESTOY, M. B.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Políticas de avaliação e os organismos internacionais: uma relação necessária?. Revista Cocar (ONLINE), v. 14, p. 824-837, 2020.
– CARLESSO, J.P.P.; TOLENTINO-NETO, L.C.B. Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem na Concepção de Profissionais da Área da Saúde. Research, Society and Development, v. 9, p. 143911821, 2020
– AMESTOY, M. B. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Políticas públicas e a influência dos organismos internacionais: a educação básica no foco do debate. Research, Society and Development, v. 9, p. 1-23, 2020.
– DREHMER-MARQUES, K. C.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; BRANCHE, V. R. . Dos saberes disciplinares aos saberes pedagógicos: desafios de iniciação à docência de estagiários em Ciências Biológicas. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 9, p. 122-138, 2019.
– OCAMPO, D.M.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Cluster Analysis for Data Processing in Educational Research. Acta Scientiae (ULBRA), v. 21, p. 34-48, 2019.
– SOUZA, ROSANGELA VIEIRA DE ; TOLENTINO-NETO, LUIZ CALDEIRA BRANT . As TIC na prática pedagógica de professores de Ciências no viés construtivista. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 9, p. 31, 2019.
– OCAMPO, D. M. ; PERSICH, G. D. O. ; FANFA, M. S. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Diferentes perfis de estudantes brasileiros frente aos desafios ambientais: resultados de uma pesquisa em larga escala. Educação Ambiental em Ação, v. 1, p. 1-11, 2018.
– OCAMPO, D. M. ; DAVILA, E. S. ; TOLENTINO NETO, L.C.B. . The impact of PISA on Brazilian publications indexing in the portal of periodicals of CAPES. Research, Society and Development, v. 7, p. 1-16, 2018.
– DREHMER, K.C.M.; TOLENTINO-NETO, L.C.B.. Avaliação da Participação de professores de Biologia em um Curso de Formação Continuada a Distância: Dificuldades e Perspectivas. EAD em foco, v. 8, p. 1-12, 2018.
– PERSICH, G. D.. Contribuições do PIBID para a Formação de Professores: um Olhar Sobre uma Oficina com a Temática ?Sexualidade?. Revista Acta Scientiae, v. 18, p. 566-578, 2016.
– CARLESSO, J. P. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; MORAES, A. B. . As contribuições do ensino de ciências para o desenvolvimento cognitivo de alunos nos primeiros anos de escolarização ? Estudo de caso comparativo. Ciência e Natura, v. 37, p. 1, 2015.
– GEDROVICS, J. ; BILEK, M. ; LAKHVICH, T. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Students? interest in science topics as an indicator of their attitudes to science: an international comparison (Interés por los temas de ciencias naturales como indicador de la actitud científica de los estudiantes). Revista de Educacion de las Ciencias, v. 15, p. 8-13, 2014.
– AMESTOY, M. B. ; TOLENTINO-NETO . Voz do estudante:um novo protagonista na construção curricular de ciências?. Revista de Educacion de las Ciencias, v. 15, p. 78, 2014.
– AMESTOY, M. B. ; NASCIMENTO, K. B. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . As concepções de universitários ingressantes e concluintes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa maria (UFSM) relacionadas a questões de ciência e tecnologia. Ciência e Natura, v. extra, p. 613-618, 2014.
– AMESTOY, M. B. ; NASCIMENTO, K. B. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . A voz dos universitários: Perfil de futuros Biólogos frente a concepções sobre Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 5837-5848, 2014.
– AMESTOY, M. B. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Relações entre os interesses dos alunos do Ensino Médio em Ciências da Natureza e as habilidades avaliadas no ENEM. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 5849-5860, 2014.
– FRANZOLIN, Fernanda ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; BIZZO, Nelio Marco Vicenzo . Generalizações que distanciam os conhecimentos dos livros didáticos das referências em Genética. Genética na Escola, v. 9, p. 92-103, 2014.
– BIZZO, N. M. V. ; SANTOS-GOUW, A. M. ; GARCIA, P. S. ; MONTEIRO, P. H. N. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Que conhecimentos e habilidades estão em teste no ENEM? Análise de performance induzida reversa. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 415-419, 2013.
– GARCIA, P.S. ; MALACARNE, V. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . O uso da videoconferência na educação: um estudo de caso com professores da Educação Básica. Reflexão e Ação (Online), v. 21, p. 10-33, 2013.
– TOLENTINO-NETO, L. C. B.; POSSEBON, N. B. . Ciências nos Anos Iniciais – Contexto Brasileiro e Possibilidades. Enseñanza de las Ciencias, v. EXTRA, p. X, 2013.
– AMESTOY, M. B. ; PEREIRA, V. N. ; NUNES, V. P. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Futuros biólogos: como se posicionam os alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) frente às questões de ciência, tecnologia e meio ambiente. Revista da SBEnBIO, v. 5, p. 1-9, 2012.
– BOTON, J. M. ; AMESTOY, M. B. ; PEREIRA, V. N. ; NUNES, V. P. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Representação de cientistas: estudo em desenhos auxiliado por uma análise estatística de alunos dos anos finais do ensino fundamental. Revista da SBEnBIO, v. 5, p. 1-8, 2012.
– BASTOS, G. D. ; BOTON, J. M. ; AMESTOY, M. B. ; PEREIRA, V. N. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Estado da arte livro didático em revistas de ensino e educação. Revista da SBEnBIO, v. 5, p. 1-9, 2012.
– OLIVEIRA, G. S. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; BIZZO, N. M. V. . Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica. Revista de Educação Publica (UFMT), v. 21, p. 147-167, 2012.
– VASCONCELOS, J. ; BOTON, J. M. ; NUNES, V. P. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Relação dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental com o ensino de ciências.. Revista da SBEnBIO, v. 5, p. 1-8, 2012.
– FEJES, M. E. ; SANTOS, A. M. P ; CALIL, M. R. ; FRANZOLIN, F. ; MORITA, E. M. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Implementación de proyectos de investigación en ciencias via telemática. Novedades Educativas, Buenos Aires, v. 163, p. 4-9, 2004.– FEJES, M. E. ; SANTOS, A. M. P ; CALIL, M. R. ; FRANZOLIN, F. ; MORITA, E. M. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Implementación de proyectos de investigación en ciencias via telemática. Novedades Educativas, Buenos Aires, v. 163, p. 4-9, 2004.
Trabalhos Completos Publicados em Eventos (Publications – Congress and events)
– MATTOS, K. R. C. ; AMESTOY, M. B. ; TOLENTINO NETO, L.C.B. . A BNCC e os holofotes do mercado: as influências do setor privado na educação brasileira. In: X Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2022, João Pessoa. Anais do X Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2022. v. 1. p. 1-1.
– Nelio Bizzo; Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto; Fernanda Franzolin. The ROSES project in Brazil: partial results and possibilities for a new application on a large scale. In: XX IOSTE 2022, 2022, Recife. Anais eletrônicos… Campinas, Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/ioste-2022/trabalhos/the-roses-project-in-brazil-partial-results-and-possibilities-for-a-new-applicat?lang=en> Acesso em: 18 nov. 2022.
– Andressa Freitas Lopes; Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto. Community of Practice in the integration of teachers from STEM areas. In: XX IOSTE 2022, 2022, Recife. Anais eletrônicos… Campinas, Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/ioste-2022/trabalhos/community-of-practice-in-the-integration-of-teachers-from-stem-areas?lang=en> Acesso em: 18 nov. 2022.
– Fernando Primitivo Romero Bordin; Andressa Freitas Lopes; Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto. The Relevance of Science Education – Second (ROSES): Adaptations to the Brazilian educational context. In: XX IOSTE 2022, 2022, Recife. Anais eletrônicos… Campinas, Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/ioste-2022/trabalhos/the-relevance-of-science-education-second-roses-adaptations-to-the-brazilian-edu?lang=en> Acesso em: 18 nov. 2022.
– Ariane Prates Brum; Juliana Guarize Medeiros; Wesllen Martins Lopes; Eliziane da Silva Dávila; Daniel Morin Ocampo; Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto. Did STEM arrive in Brazil? The voice of teachers who participated in a STEM course. In: XX IOSTE 2022, 2022, Recife. Anais eletrônicos… Campinas, Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/ioste-2022/trabalhos/did-stem-arrive-in-brazil-the-voice-of-teachers-who-participated-in-a-stem-cours?lang=en> Acesso em: 18 nov. 2022.
– Juliana Guarize Medeiros; Ariane Prates Brum; Wesllen Martins Lopes; Eliziane da Silva Dávila; Daniel Morin Ocampo; Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto. The STEM Movement seen from the perspective of Brazilian teachers participating in a continuing education course. In: XX IOSTE 2022, 2022, Recife. Anais eletrônicos… Campinas, Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/ioste-2022/trabalhos/the-stem-movement-seen-from-the-perspective-of-brazilian-teachers-participating?lang=en> Acesso em: 18 nov. 2022.
– Wesllen Martins Lopes; Andrielli Puhle Maria; Graciele Carvalho de Melo; Eliziane da Silva Dávila; Daniel Morin Ocampo; Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto. STEM Education in Brazil: Its challenges and potential from teachers’ perspective. In: XX IOSTE 2022, 2022, Recife. Anais eletrônicos… Campinas, Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/ioste-2022/trabalhos/stem-education-in-brazil-its-challenges-and-potential-from-teachers-perspective?lang=en> Acesso em: 18 nov. 2022.
– MATTOS, K. R. C. ; AMESTOY, M. B. ; ROSA, P. A. ; CZEKALSKI, R. G. ; TOLENTINO NETO, L.C.B. . Os atores envolvidos no processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil: as interfaces entre o público e o privado. In: 4a Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica, 2022, Porto. Actas Completas da 4ª Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica: Educação, Cultura e Cidadania. Porto: Editora Cravo, 2022. v. 1. p. 228-240.
– ROSA, P. A. ; CZEKALSKI, R. G. ; MATTOS, K. R. C. ; AMESTOY, M. B. ; TOLENTINO NETO, L.C.B. . The Relevance of Science Education: o Projeto ROSES a partir da viabilidade da aplicação piloto no estado do Rio Grande do Sul/Brasil. In: 4a Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica, 2022, Porto. Actas Completas da 4ª Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica: Educação, Cultura e Cidadania. Porto: Editora Cravo, 2022. v. 1. p. 308-319.
– MATTOS, K. R. C. ; AMESTOY, M. B. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Políticas educacionais em tempos neoliberais: o caminhar para uma educação globalizada. In: IX Colóquio Internacional de Políticas Curriculares – POLÍTICAS CURRICULARES E AS INOVAÇÕES (NEO)CONSERVADORAS: (trans)bordamentos, desafios e ressignificações., 2020, Paraíba. Anais do IX Colóquio Internacional de Políticas Curriculares – POLÍTICAS CURRICULARES E AS INOVAÇÕES (NEO)CONSERVADORAS: (trans)bordamentos, desafios e ressignificações., 2020.
– LOPES, A. F. ; MELO, G. C. ; POZZER, J. D. ; MEDEIROS, J. G. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Os efeitos e impactos da pandemia na realização de um projeto de extensão acerca do Movimento STEM. In: I CONGRESSO NACIONAL DE INOVAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA:, 2020. Anais do I CNIPC, 2020.
– AMESTOY, M. B. ; MATTOS, K. R. C. ; SILVA, B. T. ; ALVES, D. K. C. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Base Nacional Comum Curricular: contexto de influência e novos atores. In: 12o SIEPE, 2020, Bagé. Anais do 12º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA: Salão de Pesquisa e Inovação, 2020. v. 12. p. 1.
– Daniel Morin Ocampo, Eliziane da Silva Dávila, Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto. THE DIFFERENT TYPOLOGIES DESCRIBING THE INTEREST IN SCIENCE. The Beauty and Pleasure of Understanding: Engaging with Contemporary
Challenges Through Science Education (Proceedings of ESERA 2019) ISBN 978-88-945874-0-1
link alternativo: IDEIA_ESERA2019
– Eliziane da Silva Dávila; Daniel Morin Ocampo; Luiz Caldeira Brant Tolentino-Neto. SCIENCE TEACHERS CONTINUOUS EDUCATION THROUGH THE THREE PEDAGOGICAL MOMENTS. The Beauty and Pleasure of Understanding: Engaging with Contemporary Challenges Through Science Education (Proceedings of ESERA 2019) ISBN 978-88-945874-0-1
link alternativo: IDEIA_ESERA2019
– AMESTOY, M. B.; OMELCZUK, A. B. ; TOLENTINO – NETO,L.C.B. . Base Nacional Comum e a Educação Básica: Um olhar sobre a autonomia do professor frente as atuais mudanças no Cenário Educacional Brasileiro. In: IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, 2016, santa maria. Base Nacional Comum e a Educação Básica: Um olhar sobre a autonomia do professor frente as atuais mudanças no Cenário Educacional Brasileiro, 2016. p. 660-670.
– AMESTOY, M. B.; POSSEBON, N. B. ; TOLENTINO – NETO,L.C.B. . Base Nacional Comum: o alicerce do sistema de ensino brasileiro?. In: VIII Encontro brasileiro da RESDE ESTRADO, 2016, Santa Maria. Base Nacional Comum: o alicerce do sistema de ensino brasileiro?, 2016. p. 844-851.
– AMESTOY, M. B. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Uniformização curricular, testes estandardizados e responsabilização de professores e gestores: os efeitos das avaliações externas. In: IX Simpósio Nacional de Educação e III Colóquio Internacional de Políticas Públicas Educacionais e formação de professores, 2016, Frederico Westphalen. Anais do IX Simpósio Nacional de Educação e III Colóquio Internacional de Políticas Públicas Educacionais e formação de professores. Frederico Westphalen: URI, 2016. v. 1. p. 269-282.
– OLIVEIRA, L. M. V. ; PERSICH, G. D. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Políticas Curriculares para o Ensino – Aprendizagem de História e Biologia no Ensino Médio Politécnico: Diálogos Possíveis. In: Iv Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, 2016, Santa Maria-RS. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR. Santa Maria-RS: UFSM, 2016. p. 1027-1041.
– PERSICH, G. D.; OLIVEIRA, L. M. V. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . A pesquisa como princípio pedagógico: as influências da escola nova nas atuais políticas curriculares d o sistema educacional brasileiro. In: IV Seminário Internacional De Políticas Públicas Da Educação Básica E Superior, 2016, Santa Maria-RS. Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior. Santa Maria-RS: UFSM, 2016. p. 941-955.
– RIGUE, F. M. ; AMESTOY, M. B. ; CORREA, Guilherme Carlos ; TOLENTINO – NETO,L.C.B. . A Contribuição do Ensino de Ciências para a formação de professores de pedagogia. In: IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, 2016, Santa Maria. A Contribuição do Ensino de Ciências para a formação de professores de pedagogia, 2016. p. 1141-1151.
– DREHMER, K.C. ; LAUERMANN, R. A. C. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Educação em ciências/biologia a distância: panorama das publicações no ENPEC e ENEBIO. In: X ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (s, 2015, Águas de Lindoia, SP. Anais do X ENPEC, 2015. v. 1. p. 1-8.
– GARCIA, P.S. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; MALACARNE, V. . Understanding the wired generation among students of higher education in Brazil. In: ESERA 2015 Conference. Science education research: Engaging learners for a sustainable future, 2015, Helsinki, Finlandia. Electronic Proceedings of the ESERA 2015 Conference. Science education research: Engaging learners for a sustainable future. Helsinki: University of Helsinki, 2015. v. 1. p. 570-575.
– GOUW, A. M. S. ; BIZZO, N. M. V. ; AMESTOY, M. B. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . O interesse dos jovens brasileiros e o currículo de Ciências: diálogos possíveis. In: X ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (s, 2015, Águas de Lindoia, SP. Anais do X ENPEC, 2015. v. 1. p. 1-9.
– PERSICH, G. D.; OLIVEIRA, L. M. V. . SEMINÁRIO NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS ATRAVÉS DA PESQUISA. In: EDUCERE – XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. Anais do EDUCERE ? Congresso Nacional de Educação. Curitiba, 2015. v. 1. p. 29607-29621.
– PERSICH, G. D. O. ; SOUZA, R. V. ; LAUERMANN, R. A. C. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; SHEID, N. M. J. ; SOARES, B. M. . O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por participantes do PIBID Ciências Biológicas em Santo Ângelo (RS) e Ciências da Natureza em Senhor do Bonfim (BA). In: X ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (s, 2015, Águas de Lindoia, SP. Anais do X ENPEC, 2015. v. 1. p. 1-8.
– SIQUEIRA, A. C. ; PERSICH, G. D. ; SCHEID, N. M. J. . AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA BASEADA EM INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA. In: VII Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia – EREBIOSUL, 2015, Criciúma – SC. ANAIS DO VII ENCONTRO REGIONAL SUL DE ENSINO DE BIOLOGIA: ?DA FORMAÇÃO À PRÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: DESAFIOS A SUPERAR?. Criciúma: CDD, 2015. p. 321-331.
– AMESTOY, M. B. ; NASCIMENTO, K. B. ; NUNES, V. P. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . The Relevance Of Science Education (ROSE): tecendo um perfil a partir da voz de alunos ingressantes e concluintes de ciências biológicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) em relação à temática meio ambiente. In: IX ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia, SP. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.
– BIZZO, N. M. V. ; SANTOS-GOUW, A. M. ; GARCIA, P.S. ; MONTEIRO, P. H. N. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . In-context items in a nation wide examination: which knowledge and skills are actually assessed?. In: X Conference of the European Science Education Research Association (ESERA), 2013, Nicosia, Cyprus. 10th ESERA Conference Proceedings, 2013.
– BIZZO, N. M. V. ; SANTOS-GOUW, A. M. ; GARCIA, P.S. ; MONTEIRO, P. H. N. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Que conhecimentos e habilidades estão em teste no ENEM? Análise da performance induzida reversa. In: 9 Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Cienciasias, 2013, Girona, Spain. Revista Enseñanza de las Ciencias, 2013. v. Extra. p. 415-419.
– PEREIRA-SANTOS, J. B. ; ALMEIDA, M. S. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Elaboração de instrumentos para avaliação de Desempenho Escolar: processo colaborativo de criação de itens.. In: IX ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia, SP. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.
– POSSEBON, N. B. ; PEREIRA-SANTOS, J. B. ; TOLENTINO NETO, L.C.B. . Formação de Professores repensada sob o viés das Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem. In: Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior; IV Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação/RS; VII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional., 2013, Santa Maria, RS. Anais do Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior; IV Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação/RS; VII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional., 2013.
– BOTON, J. M. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; POSSEBON, N. B. ; PEREIRA, J. B. . Caracterização da pesquisa sobre livro didático: resultados de uma pesquisa documental. In: V Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL) IV Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciências do International Council of Associations for Science Education (ICASE), 2011, Londrina. Anais do V Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL) IV Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciências do International Council of Associations for Science Education (ICASE), 2011.
– POSSEBON, N. B. ; HENNIG, N. E. C. ; AMESTOY, M. B. ; DAMASCENA, G. B. ; TOLENTINO NETO, L.C.B. . A Carência de Instrumentos Avaliativos em Ciências: O Reflexo de Avaliações Externas nas Práticas de Ensino de Ciências nos Anos Iniciais. In: IX ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia, SP. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.
– TOLENTINO-NETO, L. C. B.; POSSEBON, N. B. . Ciências nos Anos Iniciais – contexto brasileiro e possibilidades. In: 9 Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Cienciasias, 2013, Girona, Spain. Enseñanza de las Ciencias, 2013. v. Extra. p. 569-573.
– HENNIG, N. E. C. ; AMESTOY, M. B. ; DAMASCENA, G. B. ; CARLESSO, J. P. ; PEREIRA, J. B. ; POSSEBON, N. B. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Análise dos conhecimentos prévios de alunos em formação inicial sobre Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem. In: IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação, V Seminário Nacional de Infância e Educação e V Seminário Nacional de Literatura Infantil – Educação e Pedagogias: Problematizações, 2012, Santa Cruz do Sul, RS. Anais do IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação, V Seminário Nacional de Infância e Educação e V Seminário Nacional de Literatura Infantil – Educação e Pedagogias: Problematizações, 2012.
– PEREIRA, J. B. ; POSSEBON, N. B. ; DAMASCENA, G. B. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem: Diferenciações e Caracterizações encontradas em uma pesquisa bibliográfica. In: XVII Seminário Internacional de Educação – SIEDUCA, 2012, Cachoeira do Sul, RS. Anais do XVII Seminário Internacional de Educação, 2012.
– POSSEBON, N. B. ; CARLESSO, J. P. ; DAMASCENA, G. B. ; PEREIRA, J. B. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Identificação de sinais de dificuldades e distúrbios-transtornos de aprendizagem e a importância de intervenção precoce em sala de aula. In: II Jornada de Debates sobre Ensino de Ciências e Educação Matemática e I Encontro Nacional de Distúrbios de Aprendizagem na Perspectiva Multidisciplinar, 2012, Itabaiana. Anais do II Jornada de Debates sobre Ensino de Ciências e Educação Matemática e I Encontro Nacional de Distúrbios de Aprendizagem na Perspectiva Multidisciplinar, 2012.
– BOTON, J. M. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; POSSEBON, N. B. ; PEREIRA, J. B. . Caracterização da pesquisa sobre livro didático: resultados de uma pesquisa documental. In: V Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL) IV Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciências do International Council of Associations for Science Education (ICASE), 2011, Londrina. Anais do V Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL) IV Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciências do International Council of Associations for Science Education (ICASE), 2011.
– DREHMER, K.C. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Estudo do impacto do curso de Ciências Biológicas nas concepções de ciência e meio ambiente entre estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS). In: V Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL) IV Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciências do International Council of Associations for Science Education (ICASE), 2011, Londrina. Anais do XVI Seminário Internacional de Educação – Docência nos seus Múltiplos Espaços, 2011.
– GEDROVICS, J. ; BILEK, M. ; JANIUK, R.M. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; LAKHVICH, T. . Students? Attitude to the Role of Science and Technology in Contemporary Society. In: International 8 th IOSTE Symposium for Central and Eastern Europe, 2011, Riga, Letônia. Scientific Papers University of Latvia – Chemistry – Science Education. Riga, Letônia: University of Latvia, 2011. v. 778. p. 87-93.
– TOLENTINO-NETO, L. C. B.; BIZZO, N. M. V. ; BIANCO, A.A.G. ; BOTON, J. M. ; PEREIRA, J. B. ; POSSEBON, N. B. . Livro Didático, Desempenho Escolar e Dificuldades de Aprendizagem: levantamento de publicações.. In: VIII ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências) e I CIEC (Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias), 2011, Campinas, SP. Atas do V Encontro Regional de Biologia do Sul (EREBIO-SUL) e IV Simpósio Latino-Americano e Caribenho de Educação em Ciências., 2011.
– BIZZO, N. M. V. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. ; GARCIA, P.S. . What do teachers expect from textbooks? The study of the process of choice of textbooks.. In: IOSTE International Meeting on Critical Analysis of School Science Textbooks., 2007, Hammamet, Tunísia. Proceedings of IOSTE International Meeting on Critical Analysis of School Science Textbooks., 2007. v. 1. p. 311-317.
– GARCIA, P.S. ; MALACARNE, V. ; BIZZO, N. M. V. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Two study cases about initial preparation programs performed by top science teachers in Brazil. In: IOSTE XII Symposium, 2006, Penang, Malásia. Proceedings IOSTE XII Symposium. Penang (Malaysia). Penang, Malásia, 2006. v. 1. p. 31-36.
– GARCIA, P.S. ; MALACARNE, V. ; BIZZO, N. M. V. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Um estudo sobre a formação inicial acadêmica dos professores de ciências de duas localidades.. In: XIV Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciências, 2006, Blumenau. Anais do XIV Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciências. Blumenau, 2006. v. 1. p. 01-15.
– TOLENTINO-NETO, L. C. B.; BIZZO, N. M. V. . O Processo de Escolha do Livro Didático de Ciências por Professores de 1ª a 4ª séries. In: III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos & V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir, 2006, São Bernardo do Campo. Anais do III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos & V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir, 2006.
– BIZZO, N. M. V. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . What is the Impact of Correct Science Textbooks on Student’s Performance?. In: XI International Symposium IOSTE 2004, 2004, Lublin. Proceedings of the XI International Symposium IOSTE 2004.
– BIZZO, N. M. V. ; JORDAO, M. ; TOLENTINO-NETO, L. C. B. . Implementation and Evaluation of a Science and Technology Program for Students of Elementary Public Schools in São Paulo Municipality. In: ICASE 2003 World Conference on Science and Technology Education, 2003, Penang, Malasia. Proceedings IOSTE XII Symposium. Penang (Malaysia). Penang: Zillion Circle (M) Sdn. Bhd, 2003.
Produções de Divulgação Científica
Revista QUANTA, setembro 2011 – Seção “Tubo de ensaio” – Como as analogias e metáforas ajudam a explicar os fenômenos naturais
Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto, com colaboração de Janess a Zappe, Karla Weber e Micheli Amestoy
Teses e Dissertações
Título |
Evento/Revista |
Link |
CARLESSO, Janaina Pereira Pretto. Os reflexos da aplicação de um planejamento interdisciplinar no ensino de Ciências: da prática docente ao desempenho do aluno. 2015. 206 p. Tese (doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015 |
Tese (doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) |
Link |
NASCIMENTO, Karine Bueno do. Programa Nacional do Livro Didático e Sistemas Apostilados de Ensino: um diálogo mediado pelas evidências da Prova Brasil. 2015. 145 p. Dissertação (mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015
|
Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde |
Link |
POSSEBON, Natália Borba. O QUE ME AUTO [trans]FORMA PEDAGOGA? Um caminho a partir de vivências em um grupo de pesquisa. 2015. 69 p. Dissertação (mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015
|
Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde |
Link |
AMESTOY, Micheli Bordoli. Articulações entre os interesses dos alunos e livros didáticos: A voz do estudante na construção curricular de ciências. Santa Maria/RS,2015. 82 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde – PPGECQV, Universidade Federal de Santa Maria, 2015. |
Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde |
Link |
SANTOS, Juliana Batista Pereira dos. Testes em papel versus testes em computador: o meio de realização influencia o desempenho dos alunos? 2014. 131 p. Dissertação (mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014. |
Dissertação (mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) |
Link
|
SANTOS, Juliana Batista Pereira dos. Dificuldades de Aprendizagem: um estudo sobre a discalculia |
Monografia de Especialização em Educação Matemática |
Link |
POSSEBON, Natália Borba. Dificuldades de Aprendizagem: seus fatores de influencia e a importancia da identificação precoce na sala de aula |
Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pegagogia |
Link |
OFICINAS E APRESENTAÇÕES
Título
|
Tipo de participação
|
Evento
|
Link
|
Desafios Docentes: dificuldade e distúrbio de aprendizagem.
|
Oficina
|
Seminário dos Laboratórios de Metodologia do Ensino: Estratégias Educacionais no Contemporâneo
|
Link
|
Representação de Cientistas: um estudo baseado em desenhos de alunos dos Anos Finais do ensino fundamental de Santa Maria/RS
|
Apresentação oral
|
II Jornada de Debates sobre Ensino de Ciencias e Matemática e I Encontro Nacional Distúrbios de Aprendizagem na Perspectiva Multidisciplinar
|
Link
|
O ensino de ciencias como promotor do desenvolvimento cognitivo nos anos iniciais
|
Apresentação oral |
Jornada Academica Integrada – UFSM – 2012
|
Link
|
Recusos audiovisuais como suporte para a divulgação de pesquisa
|
Apresentação oral
|
Jornada Academica Integrada – UFSM – 2012
|
Link
|
Desempenho Escolar Inclusivo na Perspectiva Multidisciplinar
|
Vídeo
|
|
Link
|
A abordagem das dificuldades de aprendizagem na formação de professores |
Poster |
XVI Seminário Internacional de Educação |
Link |
Estado da arte acerca do uso de novas tecnologias na educação – Dissertações e teses de 2002 á 2005 |
|
|
Link |
As tecnologias de informação e comunicação na educação – Um estado da arte em dissertações de 2006 á 2009 |
|
|
Link |
TIcS em testes de desempenho escolar um estudo da transição de testes impressos em papel para computadores |
|
|
Link |